Pós-graduação oferece bolsa integral pelo UNIEDU

A pós-graduação em Fundamentos e Organização Curricular, na modalidade lato sensu, disponibiliza 30 bolsas de estudos integrais (100% de gratuidade) com aulas na Unidade  de Araranguá. As inscrições encerram no dia 20/07 e o Curso é ofertado pelo edital da Secretaria de Estado de Senta Catarina, por meio do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU).

O Curso de especialização lança o desafio de converter a educação a partir dos conhecimentos voltados à proposta curricular e dos processos de elaboração dos currículos que fundamentam os projetos pedagógicos das escolas públicas, vinculadas às redes estadual e municipais, responsáveis pela formação integral da educação básica catarinense.

Para inscrição, é necessário apresentar também o currículo lattes a ser devidamente cadastrado e publicado, com antecedência, na plataforma do CNPq: http://lattes.cnpq.br/. Em relação ao benefício, o aluno receberá do UNIEDU o valor de R$ 750,00 (em 18 parcelas que equivalem ao tempo de duração) e desta quantia, R$ 500,00 serão pagos à Unisul e ainda sobram R$ 250,00 para ajudar nas despesas. Clique e conheça o curso nos locais de oferta:

Mais informações sobre a inscrição e ofertas nas Unidades da Unisul, podem ser obtidas diretamente no PPGE, com Daniela Leandro Eufrazio, pelo telefone: (48) 3621 3367 ou pelo e-mail: ppgemestrado@unisul.br e também no Mestrado em Educação de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.

A professora Josélia Euzébio da Rosa, coordenadora desta pós-graduação, destaca que o público alvo são os profissionais que atuam na rede pública: “podem se inscrever preferencialmente professores, coordenadores pedagógicos, assistentes técnico pedagógicos, supervisores e orientadores educacionais, administradores e gestores escolares. O curso visa motivar reflexões sobre a Proposta Curricular e os processos de elaboração dos currículos que fundamentam os projetos pedagógicos das escolas públicas, vinculadas às redes estadual e municipais, responsáveis pela formação integral dos estudantes da educação básica catarinense”.

A pós em Fundamentos e Organização Curricular

De acordo com a teoria que fundamenta a proposta curricular do Estado de Santa Catarina, a escola e a sociedade são indivisíveis. A sociedade vive e se desenvolve tal como aprende e aprende tal como quer viver. Nesse movimento dialético, o desafio consiste em converter a educação escolar em fator eficaz de desenvolvimento das jovens gerações e da sociedade em geral.

O público alvo é constituído por profissionais que atuam na educação básica. Assim, o ensino na pós-graduação (lato sensu) será desenvolvido de modo indissociável com a atividade de trabalho. “Durante o curso de especialização, os estudantes irão elaborar e desenvolver, junto a comunidade escolar, Cursos de Extensão sobre o conteúdo de todas as disciplinas do curso sobre os fundamentos e organização curricular. Uma parte expressiva do corpo do docente da especialização são pesquisadores dos grupos de Pesquisa do Mestrado em Educação da Unisul”, explica professora Josélia.

A expectativa é que esse movimento de íntima articulação entre pesquisa, ensino e extensão possa contribuir com o processo de desenvolvimento de propriedades da personalidade como coletivismo, solidariedade, companheirismo, iniciativa, autonomia entre outras. “E que essas propriedades possam intervir no movimento de discussão sobre as questões a serem definidas pelo Estado e Municípios em suas Propostas Curriculares assim como também, nos debates sobre a Base Nacional Comum Curricular – BNCC. O destino do Estado e do País passa, também, pelos portões da organização curricular, por isso, não dá para ficar de fora do movimento de reflexões que irá subsidiar o processo de reorganização do currículo catarinense é necessário participar do debate”, completa.