PPGCS incentiva iniciação científica nos anos iniciais da graduação

Integração entre pós-graduação e graduação é incentivada por professores e coordenadores dos cursos da área da saúde, além de ser um passo inicial para o desenvolvimento científico dos estudantes. O direito à saúde é reconhecido como um direito humano em diversas convenções e tratados globais, inclusive na Declaração Universal de Direitos Humanos e nas constituições e políticas nacionais.

Desta forma a pesquisa aplicada na área da saúde tem a possibilidade de gerar novas informações e desenvolver maneiras melhores e mais efetivas de proteger e promover a saúde e de reduzir as doenças. Para que isso ocorra é importante despertar nos estudantes da área o interesse pela pesquisa ainda nas primeiras fases do curso.

“O estudante chega na graduação com o objetivo de ser um profissional daquela área, porque no Brasil de modo geral, o profissional pesquisador ainda é pouco conhecido. Despertar no estudante de graduação, ainda nas primeiras fases a possibilidade de ser um profissional que ele quer ser, mas ao mesmo tempo trabalhar com pesquisa é um dos objetivos da universidade”, explica o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação (Pró-EEPxI) da Unisul, Hércules Nunes de Araújo.

A integração da pós-graduação com a graduação é um objetivo permanente do Programa Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unisul (PPGCS). Um dos critérios de avaliação dos programas de pós-graduação no Brasil é o quanto ele se envolve com a graduação. Da mesma forma, a graduação demanda essa integração por meio das coordenações dos cursos e por meio também da gerência e da direção dos Campi, explica o professor Jefferson Traebert, coordenador do PPGCS.

A partir de todos esses interesses, a coordenação do PPGCS da Unisul tem promovido diferentes ações dentro da universidade para que essa integração ocorra. Visitas aos laboratórios, especialmente ao Laboratório de Neurociências Experimental (LaNEx) estão sendo agendadas para que os alunos conheçam as pesquisas desenvolvidas, e para que se interessem pela iniciação cientifica desde as fases inicias.

Outra ação realizada foi uma reunião entre doutorandos do PPGCS, entre eles três professores do curso de Medicina, e alunos das fases iniciais Medicina, onde foram apresentadas diferentes possibilidades de iniciação cientifica, entre elas o Programa Unisul de Iniciação Científica (PUIC). Nesta reunião foi definido um grupo de pesquisa que focará especificamente em trabalhos de adaptação cultural de questionários utilizados em pesquisas, como por exemplo nos casos de atenção ao pré-natal e ao período pós-parto, fadiga crônica e HIV. O PUIC tem como proposta estimular o desenvolvimento científico e de pesquisa nos estudantes de graduação em atividades sob orientação de um professor pesquisador. Despertar em muitos estudantes da graduação um novo olhar sobre as oportunidades de sua profissão, entre elas ser um profissional-pesquisador.