PPGE integra Grupo de Trabalho em Educação Ambiental

O Grupo de Trabalho em Educação Ambiental da Região Hídrica 09 (GTEA RH 09) – que abrange a região da bacia hidrográfica do Rio Tubarão e do Rio D’Una – esteve reunido na sede da Amurel, em Tubarão. O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unisul participou do encontro. Na ocasião, a Secretaria Executiva do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina apresentou o planejamento de atuação para 2020 e prestou esclarecimentos sobre demandas e potencialidades da GTEA.

“Os GTEAs foram criados com o objetivo de identificar, analisar e propor ações e processos na construção e acompanhamento de políticas e programas de Educação Ambienta em Santa Catarina”, destacou Fátima Elizabeti Marcomin, professora da Unisul. A docente participou da reunião apresentando o Grupo de Pesquisa Análise e Planejamento Ambiental da Paisagem e Educação Ambiental – do qual coordena – e o Mestrado em Educação da Universidade.

De acordo com a professora, que participa do GTEA há alguns anos, é fundamental a participação de todos os representantes das diversas instituições para fortalecer a atuação do grupo. Instituições como a Tubarão Saneamento, Gerência de Educação da 20ª Regional – Tubarão, Funat, Comitê da Bacia do Rio Tubarão e Complexo Lagunar, dentre outras também integram o GTEA-RH 09. “Ao fortalecer a atuação desse grupo se pontecializa a expansão e aprimoramento da Educação Ambiental na bacia hidrográfica do Rio Tubarão”, finalizou Fátima.