PPGE participa de evento em rede nacional de pesquisa na USP

Pesquisadores da Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática – TEDMAT da Unisul participaram do colóquio da rede nacional de pesquisa na USP. Abarcada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica – GEPAPe da Universidade de São Paulo – USP[1], o evento aconteceu nos dias 20 e 21 de outubro de 2016. O GEPAPe é uma rede nacional de pesquisa constituída por 16 grupos de pesquisa de todo o País. O núcleo do Estado de Santa Catarina é constituído por pesquisadores de três grupos de Pesquisa: Universidade federal de Santa Catarina, Universidade do Sul de Santa Catarina e Universidade do Extremo Sul Catarinense.

O evento teve como objetivo definir diretrizes de pesquisa para conduzir as atividades investigativas dos núcleos que compõem o GEPAPe sob a perspectiva histórico-cultural.

Rede nacional de pesquisa: participantes

Dos integrantes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisul participaram do evento a professora Josélia Euzébio da Rosa e dois orientandos dela: Cristina Felipe Matos e Cleber de Oliveira. Os estudantes apresentaram as pesquisas que estão desenvolvendo no Mestrado em Educação. As pesquisas dos alunos fazem parte do projeto mais amplo do TEDMAT/UNISUL, que por sua vez integra o projeto nacional do GEPAPe (USP).

PPGE participa de evento em rede nacional de pesquisa na USP“Encontros científicos com esta magnitude fortalecem as investigações que desenvolvemos em nossos grupos de estudo. Com isso, atingirmos a finalidade a que nos propomos enquanto coletivo, de refletir sobre a constituição da atividade pedagógica na, e pela, teoria histórico-cultural. Foi um momento riquíssimo de formação científica para nós pesquisadores e para os nossos orientandos,” destaca a professora Josélia Euzébio da Rosa.

“Frente aos doutores de vários lugares do Brasil e a primeira coisa que veio na mente na hora da apresentação: agora é minha vez! E, naquele instante, você verifica o que realmente faz a diferença, ‘o estudo’. Agora é foco para finalizar a dissertação do Mestrado”, mestrando do PPGE, Cleber de Oliveira.

[1] O Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe) tem os seguintes objetivos:

Realizar estudos e pesquisas acerca da atividade pedagógica, segundo os princípios teórico-metodológicos da abordagem histórico-cultural, focalizando os elementos constitutivos dos processos de ensino e de aprendizagem na formação inicial e contínua de professores e pesquisadores, exercitando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

–   Elaborar uma produção bibliográfica sobre ações de formação contínua de professores junto a sistemas públicos de ensino e instituições formadoras de educação básica e educação superior.

–   Assessorar os sistemas de ensino e as instituições formadoras.

Texto: Reginaldo Osnildo / Colaboração Josélia Euzébio da Rosa