A prática jurídica na atualidade é destaque da semana acadêmica de Direito

A prática jurídica compõe as atividades da Semana Acadêmica do curso de Direito, na Unidade Trajano, que começa na segunda-feira (08). Serão três dias intensos de palestras, roda de conversas, workshop e cine-debate para estudantes e profissionais da área nos períodos matutino, vespertino e noturno. Esta edição da Semana Acadêmica é uma iniciativa do Centro Acadêmico de Direito Trajano (Cadit) em parceria com a Comissão de Direito Digital da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 07/10 no site da Unisul.

A prática jurídica e os desafios para os futuros profissionais

De acordo com Daniel Santos, presidente interino do Cadit, a programação traz pontos de vistas distintos sobre a prática jurídica e também um pouco sobre o direito digital. “A temática que nós escolhemos foi prática jurídica pois é um tema super relevante a se trazer para o aluno, já que na graduação temos uma visão focada apenas na teoria, só no código, só nas coisas de sala de aula, e esquecemos da prática, até por conta de currículo e de tempo e a prática tem vários desafios. E esses desafios você só enxerga quando é atentado para isso, quando as pessoas que advogam ou trabalham com a prática jurídica te atentam para isso, ou quando você acaba passando por uma dessas situações em sua prática jurídica, depois de formado, então interessante que se traga essa temática para que os alunos tenham uma visão prática, e não só a adstrita à advocacia em si, mais aos outros ramos, por exemplo, vai ter uma palestra da professora Grazielly Baggenstoss, que é mais focada na prática jurídica enquanto pesquisa, para o pesquisador jurídico, uma área ainda pouco desbravada pelos estudantes”.

Os desafios da prática jurídica na grande maioria das vezes são identificados quando o profissional está na ativa ou no caso dos estudantes, quando aqueles que advogam ou trabalham na área jurídica passam orientações sobre a realidade do mercado. “A nossa ideia de fazer uma parceria com a OAB foi por conta de uma sugestão da coordenação, ela trouxe contato direto com o Leonardo Cisne, que é da comissão de direito digital, e nós tinhamos já de sugestão o Claudio, que é da Comissão de Direito Penal, e entramos em contato com eles para ver se era possível que nós uníssemos a semana acadêmica com um evento com profissionais dessas comissões. Aí, umas das sugestões de temas se vinculam a ideias que alunos submeteram para nós por um formulário de contato, e também ficaram da comissão de direito digital três profissionais, que farão palestras em três períodos distintos, um profissional da comissão de direito penal, e os outros são sugestões dadas pelo pessoal do Centro Acadêmico e sondagens que fizemos com outras pessoas, inclusive o reconvite da professora Grazielly, que foi extremamente interessante a palestra na semana acadêmica que nós fizemos em 2017.2, e foi super bem comentada pelos que participaram, então, é interessante essa aproximação com a OAB, essas seccionais da OAB, justamente porque se a gente está falando de prática não pode esquecer desse órgão”, destaca Daniel.

A realização da Semana Acadêmica em parceria com a Comissão de Direito Digital da OAB foi uma sugestão da própria coordenação do curso por considerar os desafios e tendências na área. “Nossa expectativa para o evento é que ele tenha uma adesão boa, tendo em vista as temáticas, que supere o evento anterior em quantidade de participações, nós sempre sondamos pra isso, e que os alunos se sintam contemplados nesses temas e palestras que traremos para que cada vez mais a semana acadêmica cresça e abrace as ideias e curiosidades dos estudantes”, pontua.

Conheça o curso de Direito

Além de formar profissional com conhecimentos sólidos em ciência do Direito que envolve desde a prestação, promoção da justiça e desenvolvimento da cidadania, o Curso de graduação alia a teoria à prática nos estágios supervisionados e Escritórios Modelo e os alunos atendem diretamente à população. As aulas são ofertadas em todos nos Campi presenciais e Unidades. Mais informações sobre o período de inscrições no site da Unisul.

COMPARTILHAR