NPJ auxilia comunidade de baixa renda a buscar seus direitos

Por meio do Núcleo de Prática Jurídica da Unisul (NPJ) a comunidade de baixa renda tem acesso a uma série de serviços gratuitos. O NPJ do campus Grande Florianópolis atende nas unidades da Pedra Branca e Trajano.

Os serviços são realizados por estudantes do curso de Direito sob orientação do professor advogado nos casos que envolvem direito civil, penal, ações de inventário, de usucapião, outras ações com relação a contrato, registros públicos, entre outros.

Para ter acesso, o interessado pode entrar em contato por telefone ou nas próprias unidades onde está o NPJ. No primeiro momento é feita uma triagem que analisa o caso, condições financeiras a partir da comprovação da renda de até três salários mínimos e única moradia. Ao final os casos são direcionados aos estudantes ou mediação, conforme a necessidade.

Os casos mais procurados no NPJ são aqueles que prestam assistência nos problemas de resolução familiar, porém não é o único foco. “Há também questões de processos cíveis, direitos penais e processos penais. Recebemos ações voltadas às questões administrativas e encaminhamos aos órgãos públicos que podem dar o subsídio necessário para essas pessoas que nos procuram”, afirma a professora Susana Pretto, coordenadora do NPJ.

O Núcleo de Resolução de Conflitos (NCR), tem como proposta resolver e facilitar a mediação na área familiar em casos como divórcio, guarda, visitas, reconhecimento e dissolução de união estável. Para solicitar uma mediação basta entrar em contato com núcleo e informar o interesse em realizar uma mediação familiar.

No Campus Grande Florianópolis o NPJ presta atendimentos na Unidade Trajano e na Unidade Pedra Branca, que agora está em novas instalações, ao lado da praça de alimentação, em um espaço amplo e moderno para facilitar o atendimento e acesso dos interessados. Mais informações nos telefones: (48) 3279 1356 ou 3279 1920.