Medicina promove conscientização para prevenção da saúde do homem

Nesta quinta-feira, 16/11, a Unisul realizou a palestra de conscientização ‘Promovendo a saúde do homem: importância do cuidado da saúde masculina’, no auditório do bloco da saúde. Na ocasião, o urologista Daniel Albrecht Iser alertou sobre o câncer de próstata e a endocrinologista Carine Psendziuk trouxe informações sobre a Diabetes. O evento, coordenado pelo curso de Medicina da Unisul, foi oferecido gratuitamente para toda a comunidade.

Faz parte desta conscientização a ‘Caminhada pela Saúde do Homem’, a ser realizada no dia 27 de novembro, com saída em frente a Clínica Pró-vida, as 17h.

Confira o áudio da palestra proferida pelo urologista Daniel Albrecht Iser:

O que é, e para que serve a próstata:

A próstata é uma glândula que faz parte do aparelho genital masculino. Está localizada abaixo da bexiga, atravessada pela uretra. Ela tem duas funções importantes no organismo: produção de parte do esperma e auxílio no controle urinário.

De acordo com o urologista Daniel Albrecht Iser, o câncer é o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos (maligno), podendo se espalhar (metástase) para outras regiões do corpo. Segundo ele, a herança genética, uso de alguns medicamentos, a radiação solar e a radiação ionizante (raios-x), o uso de álcool e fumo, são alguns dos fatores cancerígenos. “Por isso, o diagnóstico precoce está relacionado à maior possibilidade de controle oncológico”, reforça. O palestrante ainda apresentou alguns dados sobre a doença no Brasil e no mundo:

– 60 mil novos casos de câncer de próstata por ano no Brasil
– 13 mil mortes por anos no mundo
– Uma morte a cada quarenta minutos
– É o sexto tipo de câncer mais comum no mundo
– Representa cerca de 10% do total de cânceres diagnosticados
– Há 90% de chances de cura se diagnosticado precocemente

[su_slider source=”media: 26486,26485,26484,26483,26482,26481″ limit=”100″ width=”700″ height=”460″ title=”no” centered=”no” arrows=”no” mousewheel=”no”]

COMPARTILHAR