A chegada da primavera e os cuidados com a saúde e bem-estar

A Primavera, estação das flores, começa oficialmente aqui no hemisfério sul, no sábado (22), o novo clima é propício para os cuidados com a saúde e bem-estar.

Uma das características desta estação são dias mais ensolarados e aos poucos, a temperatura passa a subir. E esta oscilação requer uma atenção especial quando se trata da saúde. Entre as doenças mais comuns devido ao clima estão a catapora, rinite e outras alergias, dengue, sarampo, rubéola e conjuntivite.

Para prevenir estas e outras doenças, consumir alimentos saudáveis podem fortalecer o organismo e aumentar a imunidade. Os alimentos típicos desta estação são ricos em vitaminas e por serem mais nutritivos, são mais baratos. “Ao compor o prato com alimentos verde e laranja, por exemplo, a combinação de cores oferece valores nutricionais diferentes. E o consumo de alimentos típicos da estação potencializa a absorção de nutrientes pelo organismo, mas é importante lembrar também de manter a hidratação”, destaca Ana Paula Ferreira, coordenadora do curso de Nutrição, campus Grande Florianópolis.

Os legumes além de deixarem o prato mais colorido, o preferido pelos nutricionistas, fortalecem o sistema imunológico e combatem os radicais livres. A alcachofra, abobrinha, berinjela, cenoura, beterraba, ervilha, pimentão amarelo e tomate são os protagonistas.

As verduras como o agrião, almeirão, brócolis, espinafre e rúcula fazem toda a diferença no cardápio, quanto mais escuras, mais ricas de fibras e vitaminas, as grandes parceiras do funcionamento do organismo. Podem ser consumidas nos famosos sucos verdes que também regulam o organismo.

Já as frutas, são opções super baratas e na primavera são bem comuns o abacaxi, maracujá, kiwi, manga, pêssego, mamão e o morango que deixam as refeições mais saudáveis e podem ser consumidos em diversas maneiras, seja um suco, vitamina ou salada, é só usar a criatividade e consumir de acordo com a preferência.

De modo geral, os legumes entram em um período de safra bem favorável, contribui a professora Isadora Pulz, do curso de Nutrição. “Estes alimentos se adaptam melhor ao solo e fortalece a carga nutricional. Uma dica é preparar receitas composta por fontes proteicas com legumes assados ou salteados no azeite de oliva, adicionar ervas frescas e que caem bem com massas integrais, por exemplo”.

E, a alimentação equilibrada quando aliada aos exercícios físicos, potencializam mais ainda o fortalecimento do organismo, contribuindo com o equilíbrio entre a mente e o corpo. Agora é a hora de praticar exercícios ao ar livre e também é preciso cuidar da pele, por isso, abusar do filtro solar e consumir muita água fazem toda a diferença.

Saúde e bem-estar na Unisul

A Universidade dispõe de uma série de serviços de saúde e bem-estar aberto a toda comunidade dos Campi Tubarão e Grande Florianópolis vinculados aos cursos e programas. Mais informações no site da Unisul.