Seja um tecnólogo em Produção Publicitária na Unisul

Os profissionais da publicidade não são mais aqueles que produzem os tradicionais comerciais e anúncios. O boom da internet no terceiro milênio ampliou as possibilidades de atuação, abrindo espaço para a produção publicitária, muito utilizada pelos meios digitais.

Sim, a internet revolucionou a área que atualmente direciona também as suas produções aos portais, redes sociais, plataformas de vídeo e outros meios onde se encontram os consumidores cada vez mais exigentes pela qualidade das marcas e produtos. E para corresponder aos interesses, a qualificação se torna imprescindível.

A Unisul, que há mais de 20 anos gradua publicitários, que contribuem para o crescimento do mercado, lança o curso de Produção Publicitária no Campus Tubarão, o primeiro da região Sul catarinense.

Produção Publicitária da Unisul

O curso de Produção Publicitária é um tecnólogo, com a duração de dois anos de formação, e voltado para a parte operacional da publicidade. Tem uma pequena base de comunicação e marketing, mas é mais focado em produzir as peças e campanhas para os diversos meios e áreas, como eventos, áudios, vídeos e internet, explica o coordenador Mauro Fucilini.

“É um profissional da prática, que irá desenvolver suas competências a partir do conhecimento técnico dos processos de criação multiplataformas para a solução de um problema de comunicação, independente se for online ou off-line”.

E por falar em prática, esta é um dos grandes diferenciais do curso, uma vez que alicerçado pelo curso de Publicidade e Propaganda, o estudante terá a sua disposição já nas fases iniciais os laboratórios de áudio, vídeo e fotografia e da orientação de professores experientes.

“Parece meio chavão falar isso, mas é a realidade. A internet e as diversas redes sociais derrubaram os limites territoriais, ampliando a atuação na área de produção publicitária, principalmente para um profissional multidisciplinar”. A demanda da produção de vídeos cresce a cada dia nas redes.  O cuidado com a imagem e a criação de um conceito forte são diferenciais fundamentais em mercado concorrido, onde sempre uma marca nova surge e uma marca já atuante precisa se manter”, ressalta o coordenador Mauro.

Em relação ao mercado, ainda que a região sudeste comporte mais da metade das agências, Santa Catarina destaca o Sul do Brasil nesse cenário, com 10,1%, seguido do Paraná com 8,4% e Rio Grande do Sul com 7,7%, de acordo com o relatório da Rock Content e Resultados Digitais que avaliou o panorama das agências de publicidade em 2020.

Esses dados confirmam o potencial de mercado aos estudantes da área que receberão uma formação de qualidade através dos conteúdos inovadores uma vez que a grade curricular prima pelo desenvolvimento de competências.

“As disciplinas dão lugar a Unidades Curriculares pelas quais os estudantes irão rotacionar desenvolvendo projetos em cada uma delas. Para isso receberam orientação sobre imagem e identidade visual, produção transmídia, planejamento de campanha, criação audiovisual, projetos multiplataforma entre outros”, contextualiza Mauro.

Curso de Produção Publicitária X Publicidade e Propaganda?

A Produção Publicitária é um tecnólogo (dois anos de formação) e mais voltado para a parte operacional da publicidade enquanto o curso de Publicidade e Propaganda é bacharelado (quatro anos de formação), fornece uma formação mais humanística, com bases profundas da comunicação social e também alguns fundamentos básicos do marketing. Para quem ainda está em dúvida, a Produção Publicitária é uma ferramenta do marketing. “Devemos enxergar o marketing como um grande guarda-chuva e uma das hastes que o compõem é a produção publicitária”, exemplifica o coordenador.