Professor da Unisul apresenta pesquisa científica em evento de Engenharia Portuária, em Portugal

O professor da Unisul, Gean Fermino, em conjunto com outros pesquisadores, produziram trabalho científico que foi apresentado na Conferência Internacional de Engenharia e Tecnologia Marítima, em Portugal.

A importante pesquisa abordou o tema “Avaliação do Desempenho Portuário: Oportunidades de pesquisa a partir da análise sistêmica da literatura internacional”.

O professor explica que a avaliação de desempenho é uma das principais funções de uma administração e significa analisar e julgar o trabalho de uma organização ou empresa, verificar o seu planejamento, organização e forma de trabalho, os seus objetivos, o estado atual dos seus resultados, sejam eles financeiros, de volume e formas de trabalho, de economia, de cuidados com as pessoas e o meio ambiente dentre outros.

Além disso, a avaliação de desempenho possui um papel estratégico em todas as áreas da gestão, porque auxilia no processo de tomada e apoio a decisão dos responsáveis.

Segundo Gean, os portos são os “portões” de um país, seja para sair ou entrar cargas e pessoas. Devido a sua grande importância, vem sendo estudado com mais atenção no Brasil.

“A pesquisa analisou mais de 5.500 trabalhos técnicos, referentes a mais de 500 portos em quase 200 países em todos os 6 continentes do mundo, para examinar informações importantes. Para atingir estes resultados, fez uso de tecnologias, técnicas e métodos para gerar um estudo confiável. O objetivo é evidenciar falhas e oportunidades na gestão portuária e em cidades portuárias”, explica Professor.

O trabalho de Fermino, e dos outros pesquisadores, concluiu que a avaliação de desempenho, em sua maioria, visa medir a eficiência operacional e os instrumentos e critérios de avaliação, mas não mostram onde e como fazer para melhorar o desempenho portuário e das cidades portuárias.

De acordo com Gean, novas pesquisas estão sendo desenvolvidas. O Dr. Ademar Dutra foi o representante do grupo do Laboratório de Pesquisa da Unisul no evento. Participam do grupo de pesquisa o Dr. Leonardo Ensslin – PhD / Unisul, Dr. Ademar Dutra, Dra. Sandra Rolim Ensslin / UFSC e Vicente Mateo Ripoll-Feliu / Universidade de Valência – Espanha.

 Palestra sobre gestão de negócios

Outro importante evento que contou com a participação do professor Gean Fermino foi a Semana Científica e de Extensão MUITO + GESTÃO (Inovação e Empreendedorismo) que é resultado da união de dois importantes eventos: a Semana do CECIESA – Gestão e a Semana de Iniciação Científica da Escola de Negócios que conta com a apresentação de trabalhos científicos e a socialização de atividades de extensão e experiências inovadoras, realizado em uma instituição do sistema Acafe, na cidade portuária de Itajaí.

O professor Gean Fermino é Administrador, Especialista em Engenharia de Produção e Mestrando em Administração, faz parte do Grupo de Pesquisa em Desempenho Organizacional. Como professor, pesquisador e consultor do setor, proferiu palestra sobre Gestão e Inteligência Mercadológica dos Portos Brasileiros para Santa Catarina. O estudo, que recebe o apoio da Fapesc, vem sendo desenvolvido a cinco anos e aborda tema gerais como Inteligência Estratégica, Controladoria e Planejamento; Plano de Desenvolvimento e Zoneamento de Portos, Desenvolvimento Regional, Planos de Negócios e Estudos de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental – EVTEA. Aspectos específicos dos portos brasileiros foram e são estudados, dentre os quais Ferramentas e Técnicas de Gestão e Operação Portuária (Planejamento, Planos, Orçamento, Balanced ScoreCard – BSC, Projetos Portuários, Programações, Controles, Processos, Meio Ambiente, Qualidade, Portos Inteligentes e Competitividade); Cidades Sustentáveis, Estrutura e Infraestrutura Portuária; Custos, Tarifas, Preços (de Serviços: Capatazia, Armazenagem…) e Fretes; Tributação; Legislação; Desempenho dos Portos Catarinenses e  Concorrências dos Portos Pesquisados (por produtos e cargas). O objetivo é gerar dados e informações, disseminar conhecimento para expandir o mercado (produtos e cargas) catarinense.

“É uma satisfação abordar temas de suma importância para o setor e para o nosso estado, sabedores que temos um sistema portuário que é referência no país e no mundo. Não é por acaso que Santa Catarina é o segundo estado mais competitivo no país, apontado pelo ranking de competitividade dos estados em 2017. O setor portuário e todas as estruturas de transporte e logística do estado são fortes atrativos para grandes empresas se instalarem em Santa Catarina. Ainda assim, temos muitas debilidades e ações cruciais a serem desenvolvidas” afirma Gean.

COMPARTILHAR