Professor recebe homenagem do Conselho Federal de Química

O professor Gilson Rocha Reynaldo recebeu na quinta-feira, dia 27/06, uma homenagem do Conselho Federal de Química, em Brasília, em que representou os estados do sul do Brasil. A homenagem foi uma iniciativa do Conselho Federal de Química que, sob a perspectiva de estimular e valorizar os Estados brasileiros que participam do Programa “Olimpíadas Brasileiras de Química” e que mobilizam milhares de estudantes da Educação Básica, Ensino Fundamental e Ensino Médio, anualmente.

Para o professor Gilson Reynaldo receber esta homenagem é motivo de muito orgulho, também, a percepção da importância de um trabalho conjunto e de união de esforços. “Foi um trabalho de intensa dedicação para instalar e operacionalizar um Programa em Santa Catarina, que envolveu milhares de estudantes de escolas públicas e particulares, a cada ano, sempre num crescimento exponencial. Significou a constatação do efetivo engajamento dos Cursos de Engenharia Química, Química Bacharelado e Química Licenciatura no processo fazendo com que fossem fortalecidos os laços profissionais entre estes cursos e, consequentemente, o fazer científico de cada um deles. Significou o apoio da Unisul para que houvesse uma estrutura adequada para a viabilização do Programa e um olhar para o futuro em que a percepção das possibilidades de jovens e docentes fica constatada”.

Professor Gilson com o Presidenta das Olimpíadas Brasileiras de Química, Prof. Sergio Maia Melo e esposa de Fortaleza/CE

Para o professor o Programa “Olimpíada Catarinense de Química” suplanta a estrutura escolar tradicional, pois revela talentos ocultos e não percebidos pela escola formal e, quando identificados, não ascendem a níveis educacionais superiores seja, por desconhecimento da legislação vigente, seja por falta de informação de país, professores e dirigentes educacionais. Dessa forma, os alunos que participam e se destacam nas olimpíadas, são apresentados em uma vitrine estadual, nacional e até mesmo internacional quando classificados nos programas estaduais, nacionais e internacionais, disponíveis anualmente nos Estados da federação participantes. Os alunos classificados, em todas as etapas, recebem, desde Certificados de Honra ao Mérito até medalhas de Bronze, Prata e Ouro, por suas colocações e veem seus nomes disponibilizados nas redes de comunicação mundiais o que significa novas possibilidades de ascensões sociais, científicas e profissionais, não presentes durante os anos de escolarização formal.

“Existe um grande e crescente interesse dos alunos da educação básica para cursar Química na Educação Superior’, relata o professor Na Unisul, os Cursos de Engenharia Química, Química Bacharelado e Química Licenciatura são destaques não apenas no estado de Santa Catarina, mas, em todo Brasil pois apresentam grandes e diferenciais de qualidade em relação aos apresentados por outras instituições. A quase totalidade dos docentes dos cursos de Química da Unisul são Mestres e Doutores o que confere a área uma participação diferencial na comunidade científica, com várias publicações anuais e destaque na visualização, em todo o mundo, dos seus relatórios monográficos técnico/científicos disponibilizados no RIUNI.

Como está o mercado de trabalho para os futuros químicos

A Ciência evoluiu, nas duas últimas décadas, mais que em toda a história da humanidade. A Química, por sua multiplicidade de áreas de atuação, é corresponsável por esse espetacular avanço. Para sintetizar: a Medicina, onde novos fármacos são apresentados, equipamentos construídos através de ligas metálicas, polímeros, entre outros; a Tecnologia, que avança diariamente com a elaboração de novos produtos; a Indústria Alimentícia, que possibilita a comercialização de alimentos com ciclo de vida estendido; a Indústria, de modo geral, que se apropria de novas tecnologias e, recentemente, a Nanotecnologia que, além de superar todos os avanços obtidos anteriormente na fabricação de produtos em todas as áreas, necessita urgentemente de profissionais especializados para atuarem em todo o planeta.