Professor recebe Medalha de Mérito Educacional na capital

Os relevantes serviços prestados pelo professor Baltazar Guerra ao ensino superior em Florianópolis foram destacados pela Câmara Municipal de Florianópolis. Em sessão solene, a Medalha Professor João David Ferreira Lima foi concedida ao professor nesta terça-feira, 15, no plenário da Câmara Municipal de Florianópolis.

A Medalha representa símbolo físico de homenagem e é entregue na segunda semana do mês de março, quando se comemora a instalação da Universidade Federal de Santa Catarina. “Para a Unisul é uma grande alegria quando um componente dos quadros da universidade se destaca em alguma área de atuação”, parabeniza o vice-reitor da Unisul, professor Mauri Heerdt, presente no evento.

O ilustre professor João Davi Ferreira Lima, que cede o nome à medalha de mérito educacional de Florianópolis, foi fundamental na criação da Universidade Federal de Santa Catarina. “Além disso, é nascido em Tubarão, a mesma origem da Unisul, e um grande empreendedor. Um grande inovador na área da educação. Portanto, ao associar a nossa trajetória com a Medalha Professor João Davi Ferreira Lima e com o trabalho do nosso professor José Baltazar, conclui-se que foi uma justa homenagem feita no dia de ontem”, afirma Heerdt.

O tubaronense João David Ferreira Lima nasceu em 1910 e morreu em Florianópolis, no ano de 2001. Além do pioneirismo, era considerado um homem de grande visão de futuro, com ideias avançadas e cujo empenho foi fundamental para a criação da universidade. Formando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ferreira Lima também presidiu o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras e foi secretário da Fazenda do governo de Santa Catarina em dois governos. Participou de conferências internacionais, apresentou trabalhos sobre administração universitária e foi condecorado com o título de Doutor Honoris Causa. Na UFSC, recebeu o título de Cidadão Emérito, além de um busto de bronze na Praça da Cidadania, em frente à reitoria.