Professora da Unisul é a nova presidente da Caixa de Assistência dos Advogados/SC

A advogada e professora do curso de Direito da Unisul Campus Grande Florianópolis, Claudia Prudêncio, assumirá a presidência da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC), para o triênio 2019-2021. O anúncio do cargo ocorreu nas eleições da OAB/SC, que aconteceu na última quarta-feira, dia 28 de novembro.  A “Chapa 81 – Advocacia Unida”, liderada por Rafael Horn, eleito presidente da OAB/SC, recebeu 50,3% dos votos válidos, o que corresponde a 11.665 votos.

ENTREVISTA

Unisul Hoje: O que a motivou participar da eleição para a presidência da Caixa de Assistência dos Advogados?
Cláudia: A vontade a praticar o bem para a advocacia catarinense. A Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina é o braço assistência dos advogados e vi nela a oportunidade de ajudar os advogados catarinense.

UH: Como foi a campanha?
Cláudia: Foi um mês de campanha se segunda a sábado, viajando todo o Estado de Santa Catarina. Visitamos centenas de colegas advogados. A campanha foi sensacional, revi vários colegas, conheci outros. Em cada Subseção visitada, fomos recebidos com muito carinho.

UH: Como será este desafio na presidência e quais serão os próximos passos?
Cláudia: Não será nada fácil, mas será prazeroso. Começaremos do zero. Temos várias ideias para serem implantadas na CAASC, mas de imediato estudaremos o plano de saúde que contempla 10 mil advogados e ver da possibilidade de deixar acessível para toda advocacia catarinense. Queremos também trabalhar fortemente na humanização do plano de saúde. Implantaremos a anuidade zero. Como funciona:  o advogado que usar algum serviço prestado por terceiro (farmácias, cinemas, livrarias e etc)  os quais tenham convênio com a CAASC, um percentual do valor, reverterá em favor do advogado, como se fosse milhas, e  serão descontados da anuidade do advogado até zerá-la. Ainda implantaremos o auxílio maternidade das advogadas gestantes. Trabalharemos fortemente para ajudar o jovem iniciante em sua carreira, com cursos direcionados para jovens advogados bem como gestão de escritório de advocacia.

UH: A professora tem um escritório de advocacia, é membro de comissão Comissão Nacional da Mulher Advogada, ministra aulas, dentre outras atividades e agora assume a presidência. Diante de tantas possibilidades, darias algum conselho para seus alunos do curso de Direito?
Cláudia: Bom, é preciso ser organizada, determinada e ter foco. Advogo há 20 anos, tenho meu escritório, vivo da advocacia. Sou realizada por fazer parte do corpo docente da Unisul. Presidir a CAASC será um desafio, mas me sinto capaz para assumir tamanha responsabilidade para com a advocacia catarinense. Ainda, terei ao meu lado, na diretoria, excelentes colegas advogados bem como Pedro Cascaes Neto, meu vice, Luciana Franze, secretária Geral, Jorge Paixão, adjunto e Alexandre Evangelista nosso diretor tesoureiro. Juntos faremos o nosso melhor para resgatar o papel da CAASC. Nosso trabalho nos órgãos diretivos da OAB é totalmente voluntário. Não recebemos salários para dirigir a OAB/CAASC. Todos advogados, sem exceção, precisam conciliar a gestão da OAB/CAASC com o escritório de advocacia. Por isso, somente com uma diretoria UNIDA e comprometida, obteremos êxito na gestão. Para meus alunos eu sempre digo em sala de aula- Advocacia não é para fracos. É preciso ter a advocacia no sangue. Então, tudo aquilo que fizemos com amor dará certo.

Sobre Cláudia da Silva Prudêncio
Advogada formada no Rio Grande do Sul, especializada em Direito Societário e Empresarial no Instituto de Pesquisas e Estudos Jurídicos – IPEJ. É membro da Comissão Estadual de Direito Empresarial da OAB/SC, membro da Comissão Nacional da Mulher Advogada –CFOAB. Foi conselheira estadual e coordenadora geral-adjunta das comissões e Gestão OAB/SC e posteriormente Secretária Geral Adjunta e corregedora Geral do TED de SC. Atua como professora da Unisul, e ministra as disciplinas direito empresarial I (direito societário) e direito empresarial III (recuperação judicial e falências).

Conheça o curso de Direito