Professora da Unisul leva as práticas da Justiça Restaurativa para encontro internacional

A professora Patrícia Santos e Costa compartilhará as práticas do projeto Cultura de Paz nas Escolas da Unisul e também os conhecimentos acerca da Justiça Restaurativa, nesta quarta-feira, 13/5, às 10 horas, no Encontro de Práticas de Mediação, realizado pela Secretaria de Educação do Distrito Federal.

O 7º Encontro de Práticas de Mediação no Âmbito da Secretaria de Educação do Distrito Federal e Webinário Internacional de Cultura de Paz, que nesta edição é totalmente online, trata das Abordagens inovadoras na resolução de conflitos no contexto escolar. O encontro começou nessa segunda-feira, 11/5 e encerra-se no dia 15/5, recebendo importantes nomes da área  por meio das lives no Instagram @sugepeducadf

Para a professora Patrícia, o privilégio em participar de um encontro deste porte é resultado de muito trabalho, responsabilidade social e avaliação dos desfechos sempre positivos em aplicar a cultura de paz nas escolas para fazer a diferença. “Há uma transformação no ambiente escolar, pois apresentamos uma alternativa para uma convivência mais humanizada, levamos a possibilidade de práticas restaurativas que proporcionam um ambiente de paz”.

A professora Patrícia tem se destacado no cenário de mediação de conflitos e concilia sua rotina na academia com a Comissão de Justiça Restaurativa da Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), que preside.

Em 2019, a Unisul, por meio do projeto Cultura de Paz nas Escolas, idealizado e coordenado pela professora, a Unisul foi premiada pela ADVB/SC com o Prêmio Empresa Cidadã, na categoria Participação Comunitária. O projeto de extensão da UnisulVirtual aposta numa metodologia voltada às práticas restaurativas para os gestores e professores que lidam com situações de conflito.

O sucesso do projeto que já teve quatro edições, culminou também em uma parceria da Unisul com a Secretaria de Educação de Santa Catarina para implantar em toda a rede o curso Justiça Restaurativa e Cultura de Paz nas Escolas, destinado a garantir a instituição de políticas de prevenção à violência em instituições de ensino.