Professora da Unisul palestra no Educasul

A professora do Mestrado em Educação e do curso de Pedagogia da Unisul, Josélia Euzébio da Rosa, participou, no final de julho, do evento Educasul. Ela apresentou o Currículo Base do Território Catarinense durante o evento. O texto resultou de uma produção coletiva entre municípios e Estado publicada em julho de 2019.

A expectativa, após a produção do Currículo base, é que cada escola utilize o documento no processo de ensino e aprendizagem, com objetivo de desenvolver sujeitos críticos e autônomos.

A professora Josélia foi consultora do currículo catarinense na área de matemática. Durante o Educasul apresentou a produção que resultou de um trabalho coletivo entre professores, gestores e diretores das redes municipais e estadual de ensino.

Para a professora Marileia Goulart, coordenadora do curso de Pedagogia da Unisul, que também esteve presente no Educasul, a participação da Unisul, por meio da professora Josélia, trouxe muitas explicações importantes aos docentes. ”A explanação deu a possibilidade aos professores de perceberem que é possível um ensino em que os estudantes se tornem protagonistas de seu conhecimento e, também, que a escola é o lugar do conhecimento científico”.

Segundo a coordenadora do processo de elaboração do Currículo Base do Ensino Médio para o território catarinense, a professora Ediséia Suethe Faust Hobold, destacou o trabalho do grupo que preparou o documento. “Foi uma oportunidade de compreender a preocupação do grupo de trabalho em elaborar um documento que aponte caminhos que articulem a teoria e a prática pedagógica”.

Evento debate BNCC

No próximo dia 07, professores e estudantes das licenciaturas, Mestrado em Educação e professores das redes municipais de ensino estão convidados para participar da Aula Magna das Licenciaturas da Unisul. O tema desta edição é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo no Território Catarinense: impactos na prática pedagógica. O evento inicia às 19h15min, no Espaço Integrado de Artes (EIA) da Unisul, campus Tubarão.

Evento promove debate sobre Base Nacional Comum Curricular