Professora da Unisul pesquisa Recifes de Corais nos EUA

A professora Dra. Patricia Eichler, ligada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais  (PPGCA/UNISUL) , que está nos EUA pesquisando Recifes de Corais, acredita que existe uma cadeia submersa que é parte dos recifes de corais que foram descobertos recentemente próximo ao Rio Amazonas e que provavelmente estão presentes em toda a extensão da margem equatorial brasileira. Patricia Eichler está realizando suas pesquisas em duas universidades no Vale do Silício nos EUA – Earth and Marine Sciences of University of California em Santa Cruz (UCSC) e Marine Laboratory at Moss Landing, em San Jose State University. A pesquisa que ela está desenvolvendo foi viabilizada pelo Programa Estratégico da CAPES no projeto Ciências do Mar II e pelas Universidades  Unisul e UFRN.

De acordo com a professora Patrícia, em 2015 foram descobertos recifes de corais do vale submerso do Rio Açu, no Rio Grande do Norte, pelo Prof. Moab Gomes do Programa de Pós-Graduação em Geodinâmica e Geofísica (PPGG) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). “A presente investigação concentra-se na ocorrência de ressurgência de águas frias enriquecidas de nutrientes que invadem a plataforma continental, processo de acidificação dos oceanos, e efeito de oscilações sazonais de massas de água através de microfósseis indicadores, os foraminíferos, em ecossistema tão frágil. “Especificamente, nossos dados revelarão padrões existentes de salinidade e temperatura que poderão ser comparados à padrões passados, estimando o futuro em termos de climatologia local e global”, esclarece.

Patrícia conta que as universidades em que ela está pesquisando possuem tecnologia de ponta e que estes tipos de análise são muito caras no Brasil, o que na maioria das vezes inviabiliza o projeto. “Em breve teremos mais dados sobre essa cadeia de recifes de corais que ocorrem em toda a extensão da nossa costa e ainda não foram descobertos, descritos e mapeados em sua totalidade”.