Professora destaca presença das mulheres nos filmes latino-americanos

Ramayana Lira, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Unisul, falou sobre a presença das mulheres em espaços públicos nos filmes latino-americanos durante a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCOM) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Minas Gerais. O tema da aula inaugural destacou a ‘Perspectiva Política e Cartográfica das Mulheres em Movimento no Cinema’.

Ramayana levou as discussões em torno de suas pesquisas em desenvolvimento no PPGCL sobre a representatividade feminina, com imagens de filmes produzidos na América Latina e apresentou um vídeo-ensaio na tentativa de demonstrar como  o pensamento sobre o cinema pode ser expressado de maneira audiovisual, e não apenas verbal e escrita. “Foi um importante momento de trocas, ainda mais em um momento onde as instituições públicas de ensino superior se encontram em um processo cruel de precarização. Convites como esse afirmam o trabalho de qualidade que estamos fazendo no PPGCL e que ganham dimensão nacional”, considerou.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCOM) da Universidade Federal de Ouro Preto promove desde seu início (2015) intercâmbios acadêmicos com pesquisadores de diversas universidades do país.