Professora representa grupo de pesquisa em congresso de gestão

A coordenadora do Grupo de Pesquisas e Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas (Grupem) da Unisul, professora Ivone Junges, foi uma das congressistas do XX Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (EPEGE), realizado na Fundação Getúlio Vargas, de 04 a 06 de julho, na cidade de São Paulo.

professora Ivone Junges, no EPEGE.

Segundo a professora Ivone, o evento proporcionou a discussão de diversos temas relacionados ao empreendedorismo e as práticas de gestão que incluem diferentes tipologias e impactam na realidade mundial. “Foi um momento muito interessante pois falamos desde o empreendedorismo e atividades de negócios que envolvem empreendedor, empreendimentos e empreendedorismo com base nos materiais científicos com a realidade nacional e internacional”.

O EGEPE é um evento qualificado pela Comissão de Área da Capes no estrato 2 – Área de Avaliação Administração, Contábeis e Turismo. Reúne, pesquisadores, estudantes, instituições governamentais e de apoio ao empreendedorismo, nacionais e internacionais. Não todo, nessa edição foram quatro países, 75 universidades e 20 estados da federação participantes, além de apresentações de trabalhos científicos nas categorias: teórico, teórico-empírico, relato ou produção técnica, caso de ensino, artigos científicos, além de painéis de pesquisas, consórcios de mestrado e de doutorado e palestras. E contou com a presença dos principais autores nacionais e alguns internacionais que estudam a temática, como a palestrante internacional professora Saras D. Sarasvathy, Darden School of Business, University of Virginia.

A professora apresentou três artigos científicos desenvolvidos pelos pesquisadores do Grupem/Unisul:

Eixo 5: Empreendedorismo, Pequenas Empresas e Contabilidade, Finanças e Marketing

– Título: Características das políticas de compra e venda de pequenas empresas do sul de Santa Catarina. Autores: Aline Luiza Brusco Pletsch (Unochapecó); Rodney Wernke e Ivone Junges (Unisul). Trabalho da Unisul em parceria com a Unochapecó.

– Título: Nível de conhecimento dos dirigentes de 299 pequenas empresas do sul de Santa Catarina sobre conceitos da gestão financeira. Autores: Silvete Moterle (Unochapecó); Rodney Wernke e Ivone Junges (Unisul). Trabalho da Unisul em parceria com a Unochapecó.

Eixo 3: Empreendedorismo, Pequenas Empresas e Questões Sociais e de Sustentabilidade

– Título: A contribuição da economia solidária no desenvolvimento local: a realidade das comunidades da região da Amurel. Autores: Ivone Junges (Unisul); Ramon de Souza Cardoso e Rodney Wernke (Unisul).