Professores da Unisul são premiados em evento ADJORI/SC

Na noite deste sábado (9), foram reveladas e premiadas as melhores produções do ano nas categorias Jornalismo Impresso, Jornalismo On-line e Publicidade. A cerimônia de premiação do 19º Prêmio Adjori/SC de Jornalismo – Troféu Luiz Henrique da Silveira aconteceu no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis. Mais de 300 trabalhos foram avaliados por 54 jurados.

O coordenador e professor do curso de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade & Propaganda) da Unisul, Mario Abel Bressan Júnior, foi indicado ao prêmio na categoria área Acadêmica e recebeu o troféu Pena de Ouro. O trabalho premiado foi um estudo de caso sobre o canal VIVA! realizado pelo professor, onde foi analisada a memória afetiva do canal, que reprisa programas antigos, e o sentimento de nostalgia que estes despertam. “Como conclusão da tese, foi elaborado o conceito de memória teleafetiva, aquela que é rememorada através dos afetos e aspectos emocionais da televisão, tornando esta, elemento importante no cotidiano social, através de análise com foco na televisão, analisando sua influência sobre a memória afetiva do telespectador”, explica Mário.

Outro trabalho premiado, foi o do professor Alexandre Lenzi, que recebeu menção honrosa na mesma categoria indicada através de sua tese de mestrado com o tema “Inversão de papel: prioridade ao digital como um novo ciclo de inovação em jornais de origem impressa”. Para Lenzi, essa proximidade entre mercado e academia é muito importante. “ Ver a Adjori, que representa tantos jornais, reconhecendo e valorizando o trabalho de pesquisa dentro das universidades é um grande motivador para quem estuda o passado, o presente e o futuro do jornalismo”, avalia.

Sobre o prêmio

Consagrado como o maior concurso jornalístico de Santa Catarina e entre os maiores do país, o Prêmio Adjori/SC de Jornalismo é a mais eficiente ferramenta de estímulo ao aprimoramento dos jornais associados. Em 16 anos de premiação, foram analisados mais de 3.800 trabalhos, nas categorias Jornalismo, Publicidade, Site e Área Acadêmica. A seleção dos melhores do ano envolve diferentes comissões julgadoras, integrada por profissionais de reconhecida expertise em suas áreas de atuação, e resultaram na entrega de mais de 300 troféus.