Professores do Colégio Dehon participam de curso de brigadistas

Cerca de 180 professores e funcionários administrativos do Colégio Dehon participaram na manhã desta segunda-feira, 09/07, de um curso de brigadistas ministrado pelo instrutor do Corpo de Bombeiros, Marcelo Corrêa. O objetivo do curso é capacitar os membros do colégio para lidarem com situações de risco e possíveis emergências.

Segundo o instrutor Marcelo Corrêa, a intenção do curso não é substituir o serviço de emergência. “Queremos que os professores aprendam a conter o pânico que pode ser causado por alguma situação. O objetivo é que eles possam controlar o cenário, atuar de forma segura e salvar vidas”, relata.

Atualmente o Colégio Dehon conta com 2.100 alunos. Destes, 200 precisam de uma atenção especial. Para o professor José Antônio Matiolla, diretor do colégio, no dia a dia da instituição diversas situações de risco podem acontecer. “Este curso é importante para que, na hora da crise, o professor possa fazer uma avaliação precisa da situação e minimizar os riscos até a chegada do serviço de emergência”, conta.

O professor Fernando Braga leciona a disciplina de Biologia e por isso já é familiarizado com as práticas de primeiros socorros. “Muitos dos meus colegas não possuem formação na área da saúde e acabam não tendo este conhecimento. Por isso é tão importante que todos tenham essa capacitação e tenham a noção de como ajudar na hora da emergência”.

Atenção redobrada com as crianças

A engenheira de segurança do trabalho, Mary Adiana Dreher, responsável pelo serviço de Segurança e Saúde do Trabalho da Unisul, relata que as crianças e os adolescentes são mais curiosos e criativos em travessuras, e por isso, mais vulneráveis a acidentes. Ela acredita que o curso é essencial para a formação dos professores. “Nossa intenção é que os docentes consigam analisar os riscos e fazer a manutenção do suporte básico de vida. Percebemos um zelo coletivo dos professores pela segurança dos alunos”, afirma.

A capacitação dos profissionais teve o apoio do Corpo de Bombeiros de Tubarão e é uma iniciativa da Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e da Cultura Organizacional da Unisul e da CIPA Campus Tubarão. Após as 4 horas de treinamento, o trabalho continuará com a elaboração de um plano de emergência e outras atividades.

Clique aqui para mais informações sobre o Colégio Dehon