Mitos, verdades e expectativas para a profissão de advogado

Neste dia 11 de agosto se comemora o dia do advogado. Para falar sobre a profissão, o Unisul Hoje conversou com a coordenadora de estágio do Núcleo de Prática Jurídica da Grande Florianópolis, professora Susana dos Reis Machado Pretto. Confira a entrevista:

Unisul Hoje: Quais são os maiores desafios da profissão?

Professora Susana Pretto: Um dos maiores desafios do profissional de advogado se constitui na necessidade de manter-se constantemente atualizado e, ainda, em buscar o aprimoramento nas questões que envolvem o exercício da profissão.

Unisul Hoje: Em que norte está o mercado de trabalho para o operador jurídico?

Professora Susana Pretto: Entendo que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, em face da grande quantidade de profissionais que ingressam na área jurídica anualmente.

Unisul Hoje: Quais as especializações no direito que estão trazendo mais rentabilidade?

Professora Susana Pretto: Algumas áreas do direito se destacam por proporcionar aos advogados maior rentabilidade financeira, tais como: Direito Tributário, Direito do Trabalho e Direito Penal.

Unisul Hoje: Direito e política (ou ainda, direito é política?) se imbricam?

Professora Susana Pretto: Observa-se que o direito está intimamente ligado à política, mormente no que tange às questões discutidas e debatidas ao longo da formação acadêmica, bem como na atuação profissional. Pode-se destacar, ainda, o estudo das ciências políticas e demais competências e aprendizagens proporcionadas pelo curso para a formação do futuro operador do direito.

Unisul Hoje: Por que cursar Direito?

Professora Susana Pretto: O Curso de Direito oportuniza uma formação ampla, abrindo um leque de oportunidades na vida profissional, além de ter o condão de formar não só para uma atividade profissional, mas também, para a vida em Sociedade.

Unisul Hoje: Por que cursar Direito na Unisul?

Professora Susana Pretto: A Unisul proporciona uma formação de excelência e dispõe de um quadro docente extremamente qualificado, comprometido em disponibilizar uma formação capaz de viabilizar uma melhor colocação no mercado de trabalho, tanto que a grande maioria dos acadêmicos do curso de direito já obtêm aprovação na prova da ordem enquanto ainda estão na academia.

Unisul Hoje: A ética no Direito e os mitos sobre o advogado?

Professora Susana Pretto: A advocacia, como toda e qualquer profissão deve pautar-se pela ética e os bons costumes, com equilíbrio e bom senso. Neste sentido, estabelece o Código de Ética e Disciplina e o Estatuto da OAB, que norteiam o exercício profissional da advocacia.

Os mitos ou estigmas sobre o advogado devem ser interpretados de modo que se possa identificar e separar o joio do trigo. Nesse norte, destaca-se que em toda profissão, e isso não é privilégio somente da advocacia, há aqueles que, infelizmente, denigrem a imagem do profissional e os que a exercem com dedicação e zelo, dignificando a categoria profissional.

Susana dos Reis Machado Pretto é graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em Advocacia e Dogmática Jurídica pela Escola Superior de Advocacia e Universidade do Sul de Santa Catarina (ESA/Unisul), mestre em Relações Internacionais para o MERCOSUL pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e doutoranda em direito pela Universidad Nacional de Lomas de Zamora, na Argentina. Possui ainda os cursos da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (ESMESC), da Magistratura do Trabalho e Universidade do Vale do Itajaí (AMATRA/Univali), e Capacitação para Tutores, pela Unisul Virtual. Foi consultora trainee da Informações Objetivas e Publicações Jurídicas Ltda. (IOB) e procuradora do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Atualmente é advogada e professora da Unisul.

COMPARTILHAR