Programa de Nivelamento avalia desempenho de estudantes

Os testes podem ser feitos no MinhaUnisul até o dia 16/08

A Unisul lança o Programa de Nivelamento para avaliar os conhecimentos em uma determinada área e suas temáticas. De acordo com a professora Marcia Loch, Gerente de Desenho e Desenvolvimento de Materiais Didáticos, uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos alunos ao ingressar na Universidade é acompanhar as áreas de matemática e português, que vão além dos conteúdos básicos e por isso surge o Programa para atender as necessidades. “A ideia é nivelar primeiro estes conhecimentos para que quando o estudante cursar as UAs relacionadas a estas áreas tenha condição de cursá-las com sucesso. O segundo motivo é o fato de que cabe a Universidade promover este tipo de serviço para os estudantes que tem dificuldades e lacunas advindas do ensino médio”.

São três cursos que integram o Programa de Nivelamento: Matemática, Matemática Financeirae Português Prático.

A professora fala que Programa de Nivelamento acontece em duas fases: na primeira é aplicado um teste para avaliar os conhecimentos básicos em uma determinada área e a segunda etapa, é o curso que visa desenvolver ou intensificar o conhecimento específico. “O acompanhamento será realizado por um professor da área, o mesmo que trabalhou na elaboração do projeto do curso, dos testes de nivelamento e do curso propriamente dito. Cada curso (são 3 ao todo) terá um modelo de avaliação de acordo com suas especificidades. O estudante receberá o resultado via EVA, de acordo com o modelo de avaliação elaborado em cada curso”.

O ideal é o estudante realizar primeiro o teste de nivelamento no MINHAUNISUL que está disponível a partir de hoje, 26, e encerram no dia 16/08. Após realizar o teste de cada curso o estudante receberá um feedback. Caso orientado a realizar o curso, o aluno deverá se inscrever em um ou mais cursos. São 300 vagas por curso em 2016-2.

Para finalizar, Márcia conta que foi desenvolvido um trabalho intenso de planejamento das ações e acompanhamento junto as áreas para que tudo corresse bem e no prazo estabelecido. “Estes três cursos possibilitarão aos estudantes um nivelamento de conhecimento nas áreas de matemática e português e irá com certeza contribuir para um melhor aproveitamento das UAs relacionadas, minimizando a reprovação e a evasão e consequentemente o sucesso na aprendizagem dos estudantes”.

Podem se inscrever alunos calouros e matriculados nos cursos de graduação presencial ou a distância no Minha Mochila, as aulas são realizadas no EVA (Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem). Mais informações aqui no site do Programa.

*Não é possível realizar o aproveitamento do curso nem para disciplina e nem para AACA.