Unisul é parceira da Universidade Veracruzana em programa colaborativo internacional

Começou neste mês a participação da Unisul no Programa de Aprendizagem Internacional Colaborativa Online, em parceria com a Universidade Veracruzana, no México. O Programa é online, ministrado 100% em língua inglesa e tem duração de 6 meses (de outubro/2018 a janeiro/2019).

Programa de Aprendizagem Colaborativa

O Programa de Aprendizagem Colaborativa Online é destinado aos professores de graduação de todas as universidades do mundo e de preferência, que não falem espanhol. São seis módulos: Criação do perfil do participante, Coleta de informações dos participantes, resultados de aprendizagem dos alunos, desenho de tarefas, seleção de ferramentas de tecnologia e plano de estudos.

No curso, os professores formam grupos interdisciplinares para que possam identificar os propósitos e interesses acadêmicos em comum, apropriado de uma disciplina diferente para trabalhar.

Oportunidades de Intercâmbio na Unisul

Posteriormente, divididos em dupla, trabalham em conjunto no projeto de intervenções educacionais que devem ser realizadas no próximo semestre (o primeiro semestre letivo de 2019), com a participação dos alunos de ambos os professores. As intervenções educacionais não serão implementadas durante todo o semestre, mas apenas por uma parte desse período. Os professores decidirão a duração e a frequência das interações.

Três professores da Unisul participam deste Projeto piloto com a Universidade Veracruzana:  Adriana Canto, Design de Moda e Marilete Severo, Letras, e Roberto Forlin Pereira, Jornalismo e Design de Moda.

Segundo a coordenadora da Unisul Global, Silvete Helena Heerdt, o convite de participação da Unisul neste projeto piloto tem bases sólidas em uma relação institucional com a Universidade Mexicana de quase 20 anos. “Este Projeto possibilitará atividades interdisciplinar com instituições internacionais trazendo para dentro de nossa instituição o carácter internacional aprimorando e desenvolvendo competências globais e interculturais em nossos professores e alunos dentro de nosso próprio campus. Este é um projeto que tende, como decorrer do tempo, ser uma alternativa permanente de internacionalização em casa, sendo ampliada para o maior número de professores e disciplinas.”

Objetivos da participação da Unisul programa

– Integração entre diferentes disciplinas e diferentes cursos com parceiros internacionais;
– Desenvolvimento da modalidade de educação à distância através de colaboração internacional;
– Desenvolvimento de atividades conjunta entre alunos brasileiros e internacionais.
– “internacionalização em casa” sem deslocamentos territoriais e de forma gratuita.

Oportunidades de Intercâmbio na Unisul

COMPARTILHAR