Projeto convida professores a praticarem meditação

O projeto criado pela acadêmica Vitória Menezes, sob orientação do professor doutor Rafael Mariano de Bitencourt, tem o objetivo de identificar os níveis de Atenção Plena em professores da Unisul. Os voluntários da pesquisa aprenderão a praticar uma técnica de meditação chamada Mindfulness, onde os níveis de Atenção Plena serão identificados por meio de um instrumento denominado Mindful Attention Awareness Scale (MAAS), o qual será aplicado antes e após a prática meditativa. O período das meditações será de 8 semanas, com os encontros a serem definidos pela pesquisadora, de acordo com a disponibilidade dos voluntários.

Com a meditação, o indivíduo passa a focar mais no “aqui e agora”. Assim, a meditação permite desenvolver a atenção e percepção sobre si mesmo. Além disso, pesquisas enfatizam outros resultados como a redução dos sintomas de estresse e ansiedade e, ainda, dados positivos a respeito de saúde mental. Tem sido observado que o treino da focalização da atenção, característico da prática meditativa, pode realmente auxiliar no controle dessa função.

Para participar como voluntário do projeto é muito simples: basta ser professor ou professora da Unisul e fazer a inscrição clicando aqui. Mais informações com Vitória Menezes, pelo e-mail vitória.menezes@unisul.br ou pelo telefone (48) 98802-0574.