Projeto piloto: História da Gastronomia Virtual tem avaliação prática

Projeto piloto: História da Gastronomia Virtual tem avaliação prática: no dia 1º de dezembro, a avaliação presencial da Unidade de Aprendizagem História da Gastronomia, ofertada na modalidade a distância, inova com projeto piloto na prática: uma avaliação na Cozinha Produtiva do curso de Gastronomia.

Instigados pela Gerência de Ensino, Pesquisa e Extensão da UnisulVirtual, através do professor, Roberto Iunskovski, a coordenação da Unidade de Aprendizagem Virtual UAV, por intermédio da professora Patrícia Meneghel, e o coordenador do curso e também professor da Unidade de Aprendizagem História da Gastronomia, professor Luiz Guilherme Buchmann Figueiredo, organizaram uma forma diferenciada de aplicar a avaliação presencial.

Projeto piloto: duas opções

Dessa forma, com a presença de uma banca julgadora, composta pelos professores Guilherme Buchmann, Roberto Iunskovski, Patrícia Meneghel e Tyelle Panata Wiggers, os alunos foram divididos em três equipes. Cada equipe ficou responsável pela elaboração de um tipo de prato que compôs a entrada, o prato principal e a sobremesa.

Em princípio, os alunos puderam optar entre fazer a Avaliação Presencial da forma tradicional, conforme rotineiramente acontece com as Unidades de Aprendizagem ofertadas a distância, no dia e horário estabelecido em cronograma, ou fazer uma avaliação prática, na Cozinha Produtiva do curso de Gastronomia. Dos 20 alunos matriculados, 17 optaram pela forma diferenciada, ou seja, por uma Avaliação prática da UA – História da Gastronomia.

O projeto piloto ressalta os ingredientes da cozinha africana e indígena, com as seguintes instruções principais:
  • Inventariar os ingredientes disponíveis;
  • Elaborar a ficha técnica do prato;
  • Dar o nome do prato;
  • Explicar o contexto de elaboração;
  • Servir para a banca julgadora avaliar.

Ao final, os alunos foram avaliados por vários critérios que compõem as habilidades esperadas na Unidade de Aprendizagem, bem como, alinhadas às habilidades da própria certificação à qual está ligada a UA – História da Gastronomia.

“O retorno dos alunos foi muito gratificante, pois demonstraram satisfação em fazer uma AP diferenciada, colocando em prática os conteúdos estudados ao longo da oferta da UA – História da Gastronomia”, destaca a professora Patrícia Meneghel.

Projeto piloto: História da Gastronomia Virtual tem avaliação prática / Foto: Patrícia Meneghel
Projeto piloto: História da Gastronomia Virtual tem avaliação prática / Foto: Patrícia Meneghel

Texto: Patrícia Meneghel / Colaboração Reginaldo Osnildo

COMPARTILHAR