Projeto Unisul Soluções é apresentado à associação empresarial

Na noite desta segunda-feira (18), a Unisul apresentou à ACIT (Associação Empresarial de Tubarão) o projeto Unisul Soluções, que visa criar um novo sentido de Universidade Comunitária. O projeto tem como objetivo apresentar soluções para as iniciativas pública e privada. Um mapeamento de todas as competências dos professores e técnicos da Universidade foi realizado, visando organizar soluções para problemas da sociedade.

Para o reitor da Unisul, Mauri Luiz Heerdt, inovação apenas faz sentido com ação. “Esse trabalho só terá sentido se as empresas e associações aderirem ao projeto, caso contrário ficará só na teoria. As empresas irão perceber que a Unisul tem soluções para elas, e esperamos transformar o conhecimento em benefícios sociais”, esclarece. Além disso, Mauri reforça o papel do professor no projeto Unisul Soluções. “Consideramos que o docente, além de professor, tem outras competências que poderão ajudar a desenvolver a sociedade. Daremos um novo significado para o papel do professor”.

O projeto está organizado em três transversais:

Transversal de Inovação e Serviços Tecnológicos Industriais:

Que envolve os seguintes setores produtivos: agroalimentar, biotecnologia, cerâmica, construção civil, energia, fármacos, meio ambiente, nanotecnologia, produtos químicos e plásticos, saúde, têxteis e confecções, tecnologia da informação e comunicação.

Transversal de Serviços e Tecnologias Educacionais:

Que envolve soluções completas para educação em todos os níveis: LMS, plataforma de conteúdo, consultoria pedagógica, tecnologias de ensino, desenvolvimento de metodologias, recursos multimídia, projetos de certificação, graduação, latu e stricto sensu, ensino médio e fundamental e educação corporativa.

Transversal de Gestão, Desenvolvimento e Negócios:

Que envolve soluções para a gestão pública, de negócios empresariais, gestão universitária, organizações sociais e desenvolvimento regional.

Segundo o diretor da AGETEC da Unisul, Paulo Roberto Boff, a solução para um problema é complexa, e depende de mais de uma interface de conhecimento. Por isso, o projeto Unisul Soluções é tão importante. “Nós criamos uma estratégia para prestar serviços para o setor produtivo, governo e terceiro setor. Podemos dizer que estamos empacotando soluções: o conhecimento que temos na Universidade se transforma em soluções para problemas que, eventualmente, a sociedade tenha”.