Projetos de extensão definem planejamento para 2019

Nesta semana, coordenadores e bolsistas dos projetos de extensão da Unisul se reuniram para discussão do planejamento de 2019. Além da avaliação das atividades de 2018 e do planejamento das ações deste ano, foram definidos alguns encaminhamentos.

O objetivo destas novas práticas é fortalecer a identidade e os processos de extensão da Universidade. Algumas medidas são:

• Criação de um grupo de estudo sobre extensão universitária
  • Organização de um encontro chamado de “Roda de Conversa sobre Extensão”, aberto a comunidade universitária interessada em conhecer melhor a extensão.
  • Definição de estratégias para maior integração entre os projetos de extensão e os cursos, com reflexões e construções quanto a curricularização da extensão.

Os cursos, coordenadores, professores e alunos que tiverem interesse, devem procurar os coordenadores e membros dos projetos de extensão para verificar e discutir as possibilidades de parceria, seja para a organização de atividades ou vivências de práticas de extensão. Também é possível realizar visitas técnicas, participação em semanas temáticas e acadêmicas e outras formas de interação.

Os projetos aprovados em edital para 2019 são:

Projetos de eixos transversais

• Educação Ambiental Comunitária – Eixo Educação Ambiental
  • Acolhida ao Migrante – Eixo Direitos Humanos e Diversidade Étnico Racial
  • Empreendedorismo e Inovação: estratégias para o desenvolvimento regional com sustentabilidade – Eixo Inovação e Empreendedorismo

Projetos por área de conhecimento

Ciências Sociais, Direito, Negócios e Serviços:

• PIET – Programa de Internacionalização de Empresas de Tubarão e Região
  • Instrumentos gerenciais para a consolidação da estratégia competitiva nas micro e pequenas empresas associadas à ACIT.
  • Pró Mídia Cidadã – Empoderamento das mulheres por meio de práticas midiáticas e comunitárias

Educação, Humanidades e Artes

• Brinquedoteca: brincadeira levada a sério.
  • Experiências Integradas entre alunos do ensino superior e ensino médio: vivendo a integração universitária.
  • Produção, Construção e Agroindústria
  • Olimpíada Catarinense de Química: motivando a aprendizagem e relacionando a química com o cotidiano dos estudantes
  • Projeto Consultor: Orientação à Criação e ao Desenvolvimento de Novos Empreendimentos na Região

Saúde e Bem-Estar social