Projetos de extensão foram apresentados pela comunidade

Evento que compõe a Semana de Integração contou cm alunos da Unisul que atendem a comunidade com fomento do Governo de Santa Catarina

A Unidade Pedra Branca recebeu o I Encontro de Extensão Unisul na última quarta-feira, 7. O evento oportunizou que alunos e docentes apresentassem 11 projetos de extensão, fomentados pelo Governo de Santa Catarina, de alunos bolsistas do Artigo 170.

As atividades foram apresentadas em dois momentos paralelos. O primeiro foi a Mostra dos Projetos, em que os bolsistas expuseram seus trabalhos. Já, o segundo apresentou os indicadores dos projetos realizados por extensionistas remunerados com a participação  de representantes das comunidades atendidas.

De acordo com a professora Inês Lima, o evento foi uma ótima oportunidade para estabelecer e reconhecer as ações significativas que estão sendo realizadas pela Universidade. “Esses projetos causam um impacto positivo tanto para o público-alvo dos projetos, quanto para a formação dos nossos acadêmicos envolvidos”, refletiu a professora.

Entre os projetos apresentados esteve o de Equoterapia. Neste semestre, 16 alunos bolsistas atendem 12 crianças com as mais variadas demandas. A mãe de Rafael, criança com Síndrome de Down, Tatiana Assing, disse que o contato com o cavalo e os exercícios propostos pelos alunos da Unisul tem ajudado seu filho. “Ele não andava e agora caminha com segurança e equilíbrio”, garante. Para o professor do curso de Fisioterapia, Julio de Araújo, é importante seguir integrando outros cursos e alunos no projeto. “Hoje a Unisul é referência em Santa Catarina neste tipo de tratamento com cavalos”, destaca.

Os projetos apresentados foram:
– Atenção à saúde do trabalhador
– Centro de referência profissional
– Desenvolver – núcleo de desenvolvimento integral da criança
– Educação alimentar e nutricional: revitalização da brinquedoteca
– Educação ambiental: plataforma para promoção da preservação ambiental e – desenvolvimento da economia solidária
– Educadores em saúde by Terapeutas da Alegria
– Equoterapia
– Espaço Hipermídia: um portal de conhecimentos
– Espaço integrado de comunicação
– Oficina da lembrança – projeto de estimulação e reabilitação cognitiva
– Projeto de defesa dos direitos da criança, do adolescente e de famílias