Reabilitação vestibular: a melhora do equilíbrio corporal

Os estudantes e egressos de cursos de Fisioterapia e Medicina poderão participar do curso de curta duração em Reabilitação Vestibular com Fundamentos Oftálmicos e Podoposturais. As aulas ocorrem nos dias 13 e 14 de abril, na Unisul Unidade Pedra Branca. O curso será ministrado pelos profissionais Sayron Gil Quintanilha Elias e Zari José de Farias Neto. As inscrições vão até o dia 7 de abril.

A reabilitação vestibular é uma terapia importante no tratamento do paciente com problemas no equilíbrio corporal e pode proporcionar uma melhor qualidade de vida ao indivíduo. O curso contempla cerca de 60% de aulas teóricas, e nas aulas práticas o estudante entenderá os testes e a manobras terapêuticas, preparando-o a atuar de forma mais assertiva e evitando intervenções mecânicas ou intuitivas, diminuindo as possibilidades de erro ou perda de tempo, já que o paciente geralmente se apresenta ansioso pela melhora do quadro.

O conteúdo programático do curso tem 16 horas e contempla:

• Aspectos históricos e evolução da Fisioterapia Vestibular;
  • Conceitos importantes, indicações e contraindicações;
  • Anatomia do ouvido externo, médio e interno;
  • Anatomia dos olhos;
  • Neuroanatomia (SNC – plexo braquial e lombar);
  • Neurofisiologia da relação ouvido, olhos e musculatura antigravitacionária;
  • Relações do equilíbrio corporal e a pisada;
  • Avaliação clínica (sintomas, histórico clínico);
  • Prática: avaliação clínica (testes vestibulares);
  • Prática: manobras vestibulares e sua aplicabilidade;
  • Técnicas manuais associadas;
  • Prognósticos.