Realizado o primeiro encontro do Fórum da Educação Infantil da Região Sul

Recentemente, mais de 100 pessoas estiveram reunidas no Salão Nobre da Unisul de Tubarão para o Seminário: ‘Embates e Debates sobre implementação do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para Educação Infantil’, sob organização do Fórum da Educação Infantil da Região Sul e Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisul. Destaca-se a presença de diretores, coordenadores pedagógicos e professores da Rede Municipal de Tubarão e de outros municípios da Região Sul e Grande Florianópolis como Capivari de Baixo, Sangão, Treze de Maio, Imaruí, Jaguaruna, Sombrio, Passos de Torres, Imbituba, Laguna, Palhoça, São José, Tijucas, Anitápolis e ainda professores e alunos do Mestrado em Educação da Unisul e Colégio Dehon, representante do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal de Educação, da Aproet e do Lar da Menina de Tubarão.

Para o debate, neste primeiro encontro, foram convidadas a professora doutora Letícia Carneiro Aguiar (PPGE-Unisul) com uma análise da Educação Brasileira na Atual Conjuntura Nacional e a doutora Roseli Nazário (IFC-Camboriú e Blumenau) com uma análise sobre os Dissensos do PNAIC para a Educação Infantil a partir da análise da portaria MEC n. 826/2017.

De acordo com a professora doutora Márcia Buss Simão (PPGE-Unisul), “a educação infantil teve ao longo das últimas décadas conquistas importantes, dentre elas o direito a compor a Educação Básica na constituição de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996. Na atual conjuntura política e educacional nos deparamos com retrocessos no âmbito da oferta pública, gratuita, laica, inclusiva e de qualidade social; das políticas de formação continuada e financiamento público para educação pública”. O que a doutora Rosa Batista (Bolsista PNPD do PPGE-Unisul) complementa: “estamos diante de uma política educacional vinculada ao mercado que interfere na BNCC e que desconsidera os avanços conquistados no que consiste a especificidade e função social da Educação Infantil”. Diante destas problemáticas que ambas, organizadoras do debate, e professores e demais profissionais envolvidos e comprometidos com a Educação Infantil pública e de qualidade buscam espaços de interlocução e diálogo para discutir nos municípios tanto a implementação da BNCC como o PNAIC para a Educação Infantil. De modo que a participação no Fórum de Educação Infantil tem sido esse espaço de discussão de políticas públicas, se constituindo também como um espaço de luta e resistência contra a privatização e precarização da educação pública.

O Seminário terá continuidade no próximo mês de junho com a data a ser definida na Reunião do Fórum Regional Sul da Educação Infantil que acontecerá no mês de maio, com data que será divulgada em breve.

Educação Infantil (6)
Educação Infantil (5)
Educação Infantil (4)
Educação Infantil (3)
Educação Infantil (2)
Educação Infantil (1)
COMPARTILHAR