Reitor apresenta projetos da Unisul para Tubarão e região na Câmara

A Lei de 2013 que oficializou a Unisul como Universidade Comunitária apenas materializou a essência da instituição. As suas três fases, oferta do ensino, inclusão social e inovação sempre estiveram fortemente vinculadas ao desenvolvimento regional. Essa memória foi apresentada aos vereadores de Tubarão na noite desta segunda-feira, 8, pelo reitor da Universidade, professor Mauri Heerdt. A Sessão Ordinária foi proposta pelo vereador Luiz Gonzaga dos Reis.

A primeira fase da Unisul pretendia ofertar o Ensino Superior na região, já que apenas Florianópolis dispunha. No início de 1964 surgiu a Furb e um grupo de lideranças de Tubarão foi conhecer a experiência. “Eles saíram em uma Kombi e o jornalista Osvaldo Della Giustina foi convidado para fazer o relato desta visita. Ele acabou sendo o primeiro dirigente da instituição que nasceu como Instituto e se firmou como Fundação”, contextualizou Heerdt. Para o presidente da Câmara de Vereadores, Felippe Luiz Collaço, a Unisul é extremamente importante para o desenvolvimento do município de Tubarão. “Não apenas para a educação, mas também o desenvolvimento econômico. A Câmara faz parte tanto do Conselho Universitário quanto do Conselho Curador, portanto é importante essa apresentação do reitor”, agradece Collaço.

Viabilizar o Ensino Superior para populações que historicamente sempre estiveram à margem da educação foi a meta do segundo período de desenvolvimento da Unisul, relatado pelo reitor no Plenário Manoel Medeiros Eugênio. “Ficou claro pela fala do reitor que o maior projeto da Unisul é se aproximar das pessoas carentes da nossa cidade e região. É disso que o Brasil precisa. Olhar mais para as pessoas carentes para mudar este cenário”, disse o vereador Luiz Gonzaga dos Reis, proponente do evento. “Hoje, em termos de números, um terço de nossos alunos estão inseridos em algum programa de inclusão social. Esta foi uma segunda fase, mas continua na ordem do dia. Nós precisamos, ainda, e cada vez mais, incluir as pessoas no Ensino Superior”, projetou o reitor.

A 15ª Sessão Ordinária de 2017 da Câmara de Vereadores de Tubarão expôs a nova fase que a Universidade se encontra. “Em um terceiro momento a Unisul destaca a palavra Inovação, mas ela não exclui os objetivos anteriores. Pelo contrário, a inovação exige que se tenham novas formas criativas e diversificadas de acesso e inclusão. Mas Inovação quer dizer, principalmente, que a Unisul está contribuindo com o desenvolvimento regional”, garantiu o reitor. Para o vereador Douglas Antunes a Unisul TV se tornou referência em inovação na cidade. “E isso mudou até a história do município por esta referência em questões políticas, debates, etc”, parabenizou Antunes.

Promover o desenvolvimento das regiões em que está inserida é o projeto da Unisul, mais atual do que nunca, nas palavras do professor Mauri. “Para que possamos orientar o modelo educativo, o portfólio, os projetos, o planejamento, é preciso saber para onde o mundo está caminhando e para onde se quer que ele caminhe. Esses são os valores, iniciativas e projetos da atual reitoria para a instituição e também para a cidade de Tubarão”, finalizou Heerdt.

Outros vereadores prestaram homenagens à Unisul. Entre eles, Dalton Luiz Marcon que foi gerente de saúde na Secretaria Regional de Tubarão. “A professora Zélia (Maria Zélia Baldessar), coordenadora de Medicina, firmou parceria da Unisul e o Estado. Isso aumentou a amplitude para a nossa região. Portanto, nós só vamos conseguir tratar as pessoas integrando universidade, poder público e entidades sociais”, exemplificou. Já, o vereador Maurício da Silva costuma dizer que Tubarão e a região não seriam o que são sem a Unisul. “E também não serão o que pretendem ser sem a Unisul. Parabenizo o professor Mauri e toda a equipe pelo reconhecimento que é dado à Câmara”.

Além do reitor, estiveram presentes na Câmara de Vereadores de Tubarão o vice-reitor e assessor jurídico da Unisul, professor Lester Marcantonio Camargo; o pró-reitor de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação, professor Hércules Nunes de Araújo; o pró-reitor de Administração e Operações, professor Heitor Wensing Júnior; o gestor da área de Marketing, Comunicação e Relacionamento, professor Fabiano Ceretta; o chefe de gabinete, professor Ademar Schmitz, a secretária-geral, Mírian Maria de Medeiros; e o diretor do Campus Tubarão, professor Rafael Ávila Faraco.

Assista a sessão na íntegra.

COMPARTILHAR