Reitor realiza abertura do II Simpósio Sul de Pesquisa Clínica

A abertura do II Simpósio Sul de Pesquisa Clínica e o I Simpósio Internacional de Pesquisa Translacional ocorreu nesta terça-feira, 17 de novembro, às 17h30 no auditório do Praça Shopping. O evento, organizado pelo Centro de Pesquisa Clínica e pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências da Saúde da Unisul, tem como objetivo divulgar os trabalhos de pesquisa clínica e pré-clínica de alunos da Universidade e público externo.

O tema desta edição é “Da bancada à beira do leito”. A abertura oficial do simpósio foi realizada pelo reitor, professor Sebastião Salésio Herdt. Para ele, um centro de pesquisa é fundamental na área da saúde. “Nada se agrega valor, nada se busca mais conhecimento se não pela pesquisa. Isso é bom para comunidade porque resulta em melhor qualidade de ensino, formação dos profissionais e consequentemente maior resultado” afirma. Além disso, a pesquisa agrega valor no processo de aprendizagem.

Em seguida houve uma palestra com o professor e pesquisador norte americano, doutor Richard Atkinson, sobre “Adenovírus 36 e Obesidade”. Presidente-proprietário do centro de pesquisas Obesity Research Center (Obetech), o doutor Richard explicou uma das causas da obesidade humana: o Adenovírus 36.

A diretora do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Jacira Maria dos Santos, acredita que a parceria trouxe crescimento para todos os envolvidos. “Tanto para o hospital, que precisa estudar e profissionalizar muito mais as pessoas que ali estão, e também os alunos tem uma porta aberta muito grande para estudar, pesquisar e saber muito mais”, conta.

No dia 18/11 haverá as apresentações dos trabalhos inscritos no Seminário e a palestra “Bioética em Pesquisa Clínica”, com o professor e pesquisador da PUC-RS, José Roberto Goldim. As apresentações acontecerão das 9h às 15h30 e a palestra começará às 16 horas. O enceramento e a premiação do Simpósio Sul de Pesquisas Clínicas ocorrerá às 17 horas.