Entrega do relatório sobre a eleição Unisul e Fundação-2017/2023

Entrega do relatório sobre a eleição diretiva, mandato 2017/2023, foi feita nesta terça-feira, 30/8, às 14h, no prédio da Fundação Unisul. Os trabalhos foram iniciados em maio e encerram com esta última colaboração, após a entrega dos trabalhos a comissão se desfez.

No conteúdo entregue ao presidente da Fundação Unisul, Ailton Nazareno Soares, estão contidas a relação de e-mails enviados/recebidos pelo presidente da comissão, as atas publicadas no portal Unisul, erratas, ofícios enviados aos convidados externos[1], inscrição de chapa, relação de eleitores e elegíveis, relatório eletrônico da votação para representantes e resultado da votação[2] assinado pelo presidente da Comissão Eleitoral, Ingo Louis Hermann.

Para o presidente da Comissão Eleitoral, Ingo Louis Hermann, a Unisul é inovadora por excelência. “O processo todo foi de muita transparência e tranquilidade, as pessoas que atuaram na Comissão Eleitoral cumpriram as atribuições e ajudaram no cumprimento de todos os prazos. Além do que, o resultado é uma novidade dentro da Universidade, nunca se teve uma votação tão expressiva; 100% dos votos válidos. Isso denota o compromisso de todos os eleitores com o processo, e fortalece e legitima a chapa eleita, reforça ele.

Confira quem foram Eleitos os gestores da Unisul e Fundação Unisul para 2017/2023!

O presidente da Fundação Unisul, Ailton Nazareno Soares, aponta que a data vira uma página na biografia da universidade. Pois, por tempos o território foi apenas Santa Catarina, hoje a Unisul é uma universidade do Brasil. “Caberá aos novos gestores conquistar o espaço do Brasil pela presença, não só pelo virtual. Acredito que a próxima gestão priorizará isso. Hoje a limitação geográfica da universidade é o território nacional e pode-se levar cursos presenciais para os 77 polos do país onde a Unisul já está inserida”, destaca o presidente da Fundação.

Para o vice-presidente da Fundação, Fabian Martins de Castro, um processo como esse que envolve a comunidade universitária de forma significativa é importante para dar legitimidade aos eleitos. “No processo eleitoral só votaram as pessoas que receberam votos da base, da comunidade e categoria que pertencem. Entre eles os representantes dos empregados, dos estudantes, dos professores e os representantes da comunidade externa, todos em situação de votados. E, isso dá legitimidade para quem recebe os votos, 100% dos votos válidos na chapa eleita demonstra que a comunidade abraçou o projeto que eles apresentaram”, enfatiza Fabian.

O professor Rafael Ávila Faraco, representante dos docentes, destaca a importância do trabalho realizado pela comissão. “Pelo tamanho da universidade, nossa atenção foi muito grande durante todo o processo, o que preservou a credibilidade. Foi levantada a bandeira da transparência. No campus existe um clima muito favorável, otimista com o futuro da universidade e agora a Unisul entra em outro fôlego”, exclama ele.

Celso Lopes de Albuquerque Júnior, professor e também representante dos docentes, destaca a tranquilidade da eleição. “Com a entrega do relatório final, tudo acontece da maneira como se esperava, sem percalços”, aponta ele.

O professor Marcelo Jung afirma que trata-se de um processo natural que encerra um ciclo e abre outro. Essa entrada de uma nova equipe, tradicionalmente, acontece com pessoas que já estão na Unisul em uma continuidade de trabalho”, delimita ele.

[1] Convidados externos, participantes do processo eleitoral – Chefe do Poder Executivo Municipal de Tubarão; representante do Poder Executivo no Conselho Universitário da Unisul; Chefe do Poder Legislativo Municipal de Tubarão e representante do Poder Legislativo no Conselho Universitário da Unisul.

[2] Com 100% dos votos válidos, os professores Mauri Luiz Heerdt e Lester Marcantonio Camargo foram eleitos, respectivamente, reitor e vice-reitor da Unisul. A mesma chapa elegeu os professores Sebastião Salésio Herdt e Valter Alves Schmitz Neto, respectivamente, presidente e vice da Fundação Unisul.

Texto: Reginaldo Osnildo

COMPARTILHAR