Reportagem da Unisul TV fica em segundo lugar no Prêmio Fiesc de Jornalismo 2017

A reportagem “Diagnóstico subclínico no campo” produzida pela Unisul TV foi uma das finalistas do Prêmio Fiesc de Jornalismo 2017 e obteve o segundo lugar na categoria Vídeo. O trabalho foi produzido pelas jornalistas Aline Araújo e Maria Júlia Goulart, cinegrafista Cláudio da Rosa e editor de imagens Felipe Correa. Eles estiveram nesta sexta-feira (17/11), em Florianópolis, no evento que anunciou os resultados.

“Para nossa equipe foi muito gratificante participar de um prêmio como esse, o mais importante no Estado. Estar entre os três primeiros foi uma surpresa e tanto. E garantir o segundo lugar foi ainda mais gratificante. Algo que nos fez ver o tamanho do nosso potencial e a força que um trabalho em equipe pode ter”, falou em nome do grupo, a repórter Maria Julia.

Reportagens do Diário Catarinense, RIC Record, ambos de Florianópolis, e rádio Catarinense, de Joaçaba, foram as vencedoras, nas categorias Texto, Vídeo e Áudio, respectivamente. A homenagem aos finalistas foi prestada durante a reunião de diretoria da Federação das Indústrias de Santa Catarina. Também foram reconhecidos profissionais dos jornais A Notícia (Joinville) e Notícias do Dia (Florianópolis), da NSC (Florianópolis) e das rádios Peperi (São Miguel do Oeste) e Clube (Blumenau). Em cada categoria, os primeiros colocados receberam R$ 20 mil; os segundos, R$ 3,5 mil e os terceiros, R$ 1,5 mil.

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, destacou que, desde que o Prêmio foi lançado, há 29 anos, a imprensa catarinense ampliou a cobertura dos temas econômicos do Estado. Segundo o empresário, os jornalistas “passaram a acompanhar a importante contribuição que a indústria dá à sociedade por meio da educação e da promoção da saúde e da qualidade de vida de seus trabalhadores”.

O presidente, a Associação Catarinense de Imprensa, Ademir Arnon, qualificou este como o “o maior prêmio de jornalismo catarinense”, destacando ser uma homenagem aos profissionais e aos veículos de comunicação.

Realizado pela FIESC e pela Associação Catarinense de Imprensa (ACI), o prêmio tem o apoio do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC), Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), Associação dos Diários do Interior (ADI/SC), Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (ADJORI/SC), Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado de Santa Catarina (SINDEJOR/SC) e Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina (SERT/SC).

A comissão julgadora que avaliou os trabalhos da edição 2017 do Prêmio FIESC de Jornalismo foi composta por Evandro Müller de Castro (representante da indústria), Andrea Leonora (ADI), Bianca Backes (ADJORI), Rogério Kiefer (ACI), Marco Aurélio Gomes (ACAERT), Leslie Chaves (Sindicato dos Jornalistas), Alfredo Piotrovski (representante da indústria), Lucia Helena Vieira (ACI), Flávio Lopes Perfeito (CORECON), Hugo Ferreira (representante da indústria), Marcos Bedin (ACI), Ingrid Pereira Assis (Sindicato dos Jornalistas) e pelos professores Hélio Ademar Schuch, Billy Culleton e Cárlida Emerim.

Veja a classificação final do Prêmio FIESC de Jornalismo 2017:

CATEGORIA VÍDEO

1º lugar – Paulo Mueller, Carolina Arana Castro, Caroline Oliveira, Lucas Vinicius Rezende, Valdir Martinho de Andrade Filho e Marcelo Feble Flores, da RIC Record, com o trabalho “O peso dos impostos”;

2º lugar – Aline Araújo Gonçalves, da Unisul TV, com a reportagem “Diagnóstico subclínico no campo”;

3º lugar – Pedro Rockenbach, Talita Rosa, Carine Silva, Leandro Carbone, Fabiano Souza, José Carlos Araújo, Gregori Flauzino e Thiago Kaue, da NSC TV, com produção “Fumaça do Crime”.

CATEGORIA ÁUDIO

1º lugar – Marcelo Santos, da rádio Catarinense, de Joaçaba, com o trabalho “O ouro branco que alimenta a economia de Santa Catarina”;

2º lugar – Marcos Andrei Meller, da rádio Peperi, de São Miguel do Oeste, com a reportagem “Microexportadores: os pequenos de olho nos grandes mercados”;

3º lugar – Evelásio Vieira Neto, Tamara Caroline Schweder, Nathan Northon Neumann e Nathalia Heidorn, da rádio Clube de Blumenau, com a reportagem “Qualidade de vida como diferencial estratégico para a indústria”.

CATEGORIA TEXTO

1º lugar – Larissa Linder, Estela Benetti, Pedro Machado, Julia Pedrozo Pitthan, Ricardo Wolffenbuttel, Karina Silveira, Lucas Correia e Marco Fávero, do Diário Catarinense, de Florianópollis,  com o trabalho “A chave da eficiência”;

2º lugar – Jean Carlos Balbinotti, Luan Gustavo Martendal, Maykon Lammerhirt, Salmo Duarte, Juliano de Souza e Robson Brüning, do jornal A Notícia, de Joinville, com a reportagem “A indústria na Joinville do amanhã”;

3º lugar – Paulo Clóvis Schmitz, do jornal Notícias do Dia, de Florianópolis, com a série “Logística em Santa Catarina”.

Texto com Informações da AI/Fiesc

Comments are closed.