Saúde mental universitária preocupa acadêmicos

No meio acadêmico os números são alarmantes: de acordo com pesquisas aplicadas na área, 49,1% dos universitários sofre com algum problema psicológico. Atentos a essa realidade, a Federação Internacional dos Estudantes de Medicina – IFMSA Brazil Unisul, em parceria com o curso de Medicina da Universidade, promove um evento voltado à saúde mental dos estudantes com o tema “Resiliência e Gestão de Tempo: uma abordagem para a vida universitária”. A palestra acontece nesta quarta-feira (24).

Há muitos fatores estressantes dentro do meio acadêmico, como prazos, trabalhos e provas sendo conciliados com demais atividades, como relações familiares, sociais e de emprego. Sabendo disso, a diretora do Comitê de Educação Médica da IFMSA Brazil Unisul, Amanda Wernke, elaborou junto com a coordenadora do curso de Medicina da Unisul, Maria Zélia Baldessar, um momento dentro na Universidade que ajudasse os acadêmicos a lidar com todos esses fatores de stress. O objetivo do evento é preconizar a saúde mental do estudante e a resiliência, para evitar quadros ansiosos ou depressivos.

O evento está com inscrições aberta até esta terça-feira (23) e tem como principal público os acadêmicos, como explica a presidente da IFMSA Brazil UNISUL, Catarine Wiggers de Campos. “A conversa com um profissional capacitado traz mais lucidez sobre o assunto. Para ter uma vida acadêmica mais saudável é essencial falar sobre a saúde mental. Esclarecer sobre as medidas que podem ser aplicadas no dia a dia, quando é necessária a ajuda profissional e condutas a serem tomadas, transformam a vida em algo mais leve. Vejo que fazer essa ponte com informação médica para os alunos da Unisul, num evento como esse, é primordial”, destaca.

O evento

A palestra será realizada no dia 24 de abril de 2019 (quarta-feira), às 19h, no auditório 311 do Bloco D. As inscrições vão até hoje (23) e podem ser realizadas no DCE mediante o pagamento do valor de R$5, referente ao coffee end.

Com duas partes, o evento contará primeiramente com a palestra do médico psiquiatra Alan Bussolo, que vai falar sobre saúde mental e resiliência na vida universitária. Depois, haverá um treinamento sobre como gerir o tempo com profissionais certificados pela IFMSA. Além disso, terá certificados para os acadêmicos participantes.