Saúde pública é destaque em apresentações de TCC

Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) encerram um ciclo dos estudantes da graduação. Nesta semana, os alunos do Curso de Medicina, Campus Tubarão, apresentam suas pesquisas. Os temas são decididos pelos futuros médicos, e muitas vezes, são o primeiro passo na escolha da futura especialidade.

A estudante Helena Hoffmann Rigoni tem interesse em fazer residência médica na área de Medicina da Família e, por isso, escolheu um tema sobre o assunto. A pesquisa da jovem fala sobre os sintomas depressivos em pacientes com hipertensão. Para o trabalho, ela analisou pacientes de uma estratégia de saúde da família de Tubarão e foi orientada pela professora Eliane Mazzuco.

Segundo Helena, a maioria dos pacientes que apresentavam sintomas depressivos eram idosos. “A depressão nesta população costuma se manifestar de forma peculiar, predominando sintomas somáticos, como alteração do sono, fadiga, diminuição do apetite e libido”, explica.

Ao investigar sobre o assunto, a estudante percebeu que não foi possível identificar uma recomendação específica para o rastreio de sintomas depressivos. Porém, ela acredita que a conclusão do trabalho é muito mais ampla. “Uma atenção especial deve ser dada a essa população, bem como os pacientes que convivam com outras doenças crônicas e suas complicações, visto que o adoecimento físico influencia na saúde mental das pessoas”, defende.

Cronograma de apresentações

Durante os dias 22 e 23, os estudantes do Curso de Medicina apresentam seus Trabalhos de Conclusão de Curso. Todas as defesas serão realizadas no Bloco Pedagógico (D), no Campus Tubarão.

Clique no link abaixo para acessar o cronograma completo.

Bancas TCC 2018-2