Semana Acadêmica de Eng. Elétrica debate Internet das Coisas

Organizada pela coordenação do curso, juntamente com o Centro Acadêmico, a Semana Acadêmica de Engenharia Elétrica acontece entre os dias 8 a 10 de outubro no Campus Tubarão. As palestras acontecerão no período noturno.

Segundo o coordenador de Engenharia Elétrica, Francisco Duarte de Oliveira, a Semana Acadêmica possibilita aos alunos a oportunidade de terem diferentes experiências, propiciadas pela interação entre a universidade e todos os setores. “Todas essas palestras visam atualizar os alunos quanto o desenvolvimento tecnológico e como andam as pesquisas na universidade e nas empresas, então isso é muito importante”, enfatiza.

Os temas das palestras foram sugeridos pelos líderes de cada semestre do curso de Engenharia Elétrica, além da Comissão Organizadora, composta por três professores e a coordenação, uma vez que o curso é voltado para as áreas das telecomunicações, elétrica e eletrônica.

Uma das temáticas abordadas será a Internet das Coisas. Segundo a coordenação do curso, esta é uma área nova, e que muitos cursos de engenharia elétrica estão incluindo em suas grades curriculares. “Nós vamos estudar e levar a proposta para o Núcleo Docente Estruturante (NDE) para que a gente também possa aprender o tema. Um outro assunto importante para os alunos será sobre o mercado de trabalho para as engenharias, que será ministrada pelo representante do CREA”, afirma.

A Semana Acadêmica será totalmente gratuita para os estudantes de Engenharia Elétrica.

Confira toda a programação da Semana Acadêmica de Engenharia Elétrica:

8/10/2018 – Auditório do Cettal

• 19h15min: Apresentação dos primeiros projetos de TCCs
  • 19h30min: O cenário do IoT no mercado brasileiro: perspectivas e oportunidades – Marcelo Daniel Berejuck
  • 20h30min: Eficiência energética: sustentabilidade e competitividade no setor empresarial – Arthur Rangel Laureano

9/10/2018 – Auditório do Cettal

• 19h30min: Programa e projetos de eficiência energética – Ricardo Willy Stroher
  • 20h30min: O formando, o mercado de trabalho e a ética – José Antônio Latrônico Filho

10/10/2018 – Salão Nobre

• 19h15min: Nova corrida espacial – a orbita LEO, uma abordagem sobre nanosatelites e cubesats – Ramon Mayor Martins
  • 20h15min: Intelbras Lab – Inovação Corporativa – Aluisio Maikot Serafim