Semana Acadêmica do curso de Ciências Contábeis encerrou atividades com participação do público externo

O curso de Ciências Contábeis da Unisul, em Tubarão e Braço do Norte, realizou entre os dias 11 a 15, o a Semana Acadêmica, organizada pelos professores e alunos do curso.

Após estudos sobre a história, evolução, perspectivas e importância da contabilidade e do profissional contábil para as empresas, os alunos do primeiro semestre, sob a orientação do professor Jardel Mendes Almeida realizaram um ciclo de apresentações acerca dos resultados da pesquisa.

Em outra ação, a partir de uma dinâmica denominada Júri Simulado, os alunos do terceiro semestre e o prof. Rafael Bittencourt Costa, promoveram discussões acerca das alterações da legislação trabalhista e previdenciária que passaram a vigorar nos últimos meses no Brasil.

A professora Daniela Correa e os alunos do sétimo semestre, tiveram a incumbência de discutir aspectos inerentes ao ENADE 2018.

A comunidade externa pôde participar das atividades, o que segundo o prof. Marcos Crepaldi, Coordenador do Curso, possibilitou a extensão dos conhecimentos construídos em sala de aula. “O público externo pode atualizar-se e conhecer um pouco mais dos conceitos, prerrogativas profissionais e aspetos da legislação trabalhista e previdenciária, a que todos estamos subordinados”, avaliou o coordenador.

Confira depoimentos de alunos e professores participantes:

Aluna Mylena Posiva

Em nome da turma de Ciências Contábeis, do 3°semestre da Unidade de Braço do Norte, venho através deste depoimento, agradecer a oportunidade a qual o professor Rafael Bittencourt Costa, proporcionou aos alunos. Sabendo de sua competência como profissional, ele nos deu a liberdade de trabalhar em cima de um tema proposto em sala de aula, fazendo os alunos buscarem uma interação de tal maneira que fez, com que os alunos usassem seus argumentos para a realização do júri simulado, no qual cada um com a sua função proposta pode usar dos conhecimentos obtidos para a realização do mesmo. Sendo este evento, um diferencial na vida acadêmica, juntamente com o professor Rafael, vivemos uma experiência diferente neste dia, agradecemos pela confiança, apoio, e sobretudo por acreditar que seríamos capazes de realizar esse projeto.

Aluno Mateus Pereira

As apresentações das questões do ENADE trouxeram, para nós acadêmicos, além de uma experiência diferenciada, um norte para aqueles que irão participar da edição ENADE/2018, nesta universidade. Aliás, houve ótima interação entre os acadêmicos com os diversos temas abordados pelo exame, bem como a elucidação da importância do mesmo.

Aluna Aline

Participar desse projeto referente ao ENADE foi bastante enriquecedor, pois nos concedeu maior intimidade acerca do conteúdo cobrado no exame. Também, o intercâmbio de conhecimentos que obtivemos durante as apresentações das equipes nos proporcionou discutir temas transversais, assuntos esse que além de estarem inseridos no ENADE, são de extrema importância para nosso desenvolvimento quanto cidadãos.

Professora Daniela Correa

Discutirmos e analisarmos as questões no Enade com os acadêmicos foi uma experiência interessante vivenciada, pois com esse projeto proporcionamos aos acadêmicos o conhecimento das questões cobradas na prova e os temas transversais que são exigidos!

Professor Jardel Vieira Mendes

Os temas foram positivos pois tratam-se de alunos do primeiro semestre, assim, foi possível trazê-los para mais perto da Ciência Contábil, através da pesquisa da História da Contabilidade e, também da percepção da evolução da contabilidade apresentada por eles.

Outro ponto, foi a discussão promovida durante as apresentações sobre o profissional da contabilidade, como como sua área de atuação e perspectivas.

Ficou evidente durante as apresentações o esforço e a dedicação de todos na realização da pesquisa e nas apresentações realizadas.

Dois pontos foram importantes para que alunos do primeiro semestre pudessem ter realizado trabalhos com tamanha qualidade:

1) A obrigatoriedade de utilização de referências bibliográficas físicas ou e-books e apenas sites oficiais nas referências;

2) A oficina realizada pela bibliotecária da Unisul, onde teve como foco a utilização das Bases de Dados disponíveis na Biblioteca Universitária; e, a padronização de trabalhos científicos, com questões metodológicas.