Semana Lixo Zero abordará o consumo e destinação adequada de resíduos sólidos

A Semana Lixo Zero tem como objetivo fazer uma reflexão sobre questões ambientais, com ênfase na Consciência ao Consumo e Destinação Adequada de Resíduos Sólidos, questão que é lembrada no dia 30 em Tubarão. O evento ocorrerá durante os dias 23 a 31 de outubro e contará com 27 ações, que serão realizadas em todo o município. A iniciativa é da Prefeitura de Tubarão através da Fundação Municipal de Meio Ambiente e tem o apoio da Unisul.

A abertura da semana de conscientização ambiental será realizada na sexta-feira, 23, às 19 horas, no Centro de Cultura do Museu Wily Zumblick. Já no sábado, 24, haverá a limpeza das margens à direita do Rio Tubarão. A limpeza começará às 8h30min e irá até às 11 horas, e abrangerá o trajeto da ponte do centro até a ponte pênsil.

A programação referente à Unisul inclui palestras com convidados e atividades que serão desenvolvidas pelos alunos do curso de Agronomia. No dia 26 de outubro haverá a palestra “A Produção e Certificação de Orgânicos no Estado de Santa Catarina” que terá como palestrante o engenheiro agrônomo do Ministério da Agricultura, Eduardo Antônio Ribas do Amaral. O debate acontecerá no Salão Nobre da Unisul, às 19 horas.

No auditório 201 do Bloco Pedagógico, às 19h30min do dia 28, terá início o discurso “Logística Reversa de Embalagens de Agrotóxicos, Empresa Arasul”, com o orador Dion Elias Ramos de Oliveira. Em seguida, João Antonio falará sobre o tema “Reciclagem Popular e Inclusão Produtiva”.

Os acadêmicos de Agronomia realizarão no dia 27 uma oficina de reaproveitamento de resíduos em Hortas Domésticas com os alunos da Escola Governador Aderbal Ramos da Silva. A ação será realizada na horta didática do curso, no Bloco do Cettal, na Unisul. Os alunos também ajudarão na construção de uma horta escolar na Apae de Tubarão, durante o dia 28.

Os estudantes do curso de Ciências Biológicas também contribuirão com a Semana Lixo Zero por meio de uma exposição de objetos construídos com resíduos sólidos, que será apresentada no hall de entrada do Bloco Pedagógico durante os dias 23 à 31 de outubro.

O destaque da semana será a palestra internacional “Sustainability – Never Give Up!” (Sustentabilidade – Nunca Desista!) ministrada pelo sueco Pal Martensson, no dia 27, às 19h30min no Salão Nobre. Martensson atualmente é presidente da Aliança Internacional Lixo Zero e diretor do departamento de água sustentável e gestão do lixo. Além disso, ele supervisiona cinco centros de recuperação de recursos, incluindo o primeiro ecoparque do mundo, o Kretsloppsparken Alelyckan, na Suécia, que foi criado e desenvolvido por ele mesmo e hoje é modelo mundial para setores públicos e privados.

A entrada será gratuita, mas é necessário fazer a inscrição no site da Prefeitura de Tubarão.

COMPARTILHAR

1 Comentário

  1. […] O curso de Agronomia da Unisul está promovendo, juntamente com a Prefeitura de Tubarão e Fundação Municipal de Meio Ambiente, a palestra “A Produção e Certificação de Orgânicos no Estado de Santa Catarina” com o engenheiro agrônomo do Ministério da Agricultura, Eduardo Antônio Ribas do Amaral. O encontro acontecerá no dia 26 de outubro, no Salão Nobre da Unisul, às 19 horas e faz parte da Semana Municipal Lixo Zero. […]

Comments are closed.