IV Seminário Interinstitucional de Ed. Matemática: inscrições abertas

IV Seminário Interinstitucional: inscrições abertas para o IV Seminário Interinstitucional de Educação Matemática Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc, Centro Universitário Barriga Verde – Unibave, Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul e Universidade Estadual do Piauí – UESPI. O evento, organizado por professores de Mestrado em Educação e de cursos de Pedagogia, é itinerante e cada ano acontece em uma das quatro universidades participantes do projeto. No ano de 2015 foi realizado na Unisul, esse ano será realizado no auditório Ruy Hülse, na Unesc, Criciúma, das 8h às 16h30min do dia 19 de novembro.

O IV Seminário Interinstitucional de Educação Matemática tenciona qualificar e divulgar os resultados da formação docente desenvolvida nas disciplinas referentes ao ensino de matemática dos cursos de pedagogia. O objetivo é refletir sobre o modo de organização do ensino de matemática com vistas ao desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes.
Público alvo do IV Seminário Interinstitucional de Educação Matemática: professores da Educação Básica, dos cursos de Pedagogia, Matemática e Mestrado em Educação, além dos estudantes destes cursos.

Confira a programação do IV Seminário Interinstitucional de Educação Matemática

8h às 8h45min – Recepção e abertura.

8h45min às 10h – Conferência de abertura com a Prof.ª Dra. Andréa Maturano Longarezi: ‘O campo conceitual da didática desenvolvimental’.

10h às 10h15min – Intervalo.

10h15min às 11h30min – ‘Modo de organização do ensino para a introdução dos conceitos matemáticos’ com a Prof.ª.  Dra. Josélia Euzebio da Rosa e acadêmicos do curso de Pedagogia da Unisul

11h30min às 13h – Almoço.

13h às 14h – ‘Proposição davydoviana para o ensino do sistema conceitual de multiplicação, divisão e fração’ com a   Prof.ª Msc. Eloir Fátima Mondardo Cardoso e acadêmicos do curso de Pedagogia da Unesc.

14h às 15h – ‘A organização do ensino do conceito de número: uma análise comparativa envolvendo a proposta davydoviana com alunos da rede municipal de Teresina’ com a Profª Dra. Valdirene Gomes de Sousa e acadêmicos do curso de Pedagogia da UESPI.

15h às 15h 15min – Intervalo.

15h15 às 15h45min – Síntese das apresentações com o debatedor convidado, Prof.  Dr. Ademir Damazio.

15h45h às 16h30min – Mesa de encerramento: ‘O olhar dos coordenadores e professores dos estágios em relação ao trabalho sobre o ensino de matemática desenvolvido em seus respectivos cursos’ com a mediadora, Prof.ª Msc. Eloir Fátima M. Cardoso e convidados:

  • Prof. Dr. Ricardo Luiz de Bittencourt (Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc)
  • Profª Msc. Gislene Camargo (Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc)
  • Profª Msc. Claudete Bonfanti Vieira (Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc)
  • Profª Msc. Maria Aparecida da S. Mello (Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc)
  • Profª Msc. Mariléia Mendes Goulart (Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul)
  • Profª Dra. Maria Sirlene P. Schlickmann (Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul)
  • Profª Mirozete I. V. Hanoff (Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc / Centro Universitário Barriga Verde – Unibave)
  • Profª Msc Miryan Cruz Debiasi (Centro Universitário Barriga Verde – Unibave)

Acesse e inscreva-se, aqui!

Texto: Reginaldo Osnildo

COMPARTILHAR