Seminário reúne professores e orientandos do mestrado em Educação

O Mestrado em Educação da Unisul de Tubarão realizou, na última quinta-feira, 14, através da linha de pesquisa Educação em Ciências a segunda edição do seminário. O núcleo comum das ações de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas na linha consiste na produção de conhecimentos que subsidiem a formação de pesquisadores e professores sobre/para/nos processos de ensino e aprendizagem das ciências.

A ementa da linha consiste em: fundamentos históricos, filosóficos, epistemológicos, axiológicos, psicológicos das ciências relacionados aos processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica, Superior (Formações inicial e continuada de professores) e técnico-profissional em contextos formais, não formais e informais em Educação Matemática e Educação Ambiental.

De acordo com as professoras que constituem a linha de pesquisa, Profª Drª Fátima Elizabeti Marcomin (PPGE/UNISUL) e Profª Drª Josélia Euzébio da Rosa (PPGE/UNISUL) e Profª Drª Yalin Brizola Yared (PPGE/UNISUL), o Seminário, além de reunir professoras e mestrandas da Linha, promove o encontro de três grupos de pesquisa.

Para a Profª Drª Yalin Brizola Yared esses momentos são únicos e importantíssimos. “Pretendemos manter e fortalecer os seminários da Linha, uma vez que ele não potencializa somente nossas pesquisas, mas as relações humanas de todos os sujeitos envolvidos (professoras e orientandos), pois essa aproximação também fortalece nossa parceria, convivência, respeito e carinho um pelo outro”, avalia.

Luciane Corrêa Nascimento Isidoro, mestranda PPGE/UNISUL e professora do Colégio Dehon, ressalta que para os mestrandos rumo à qualificação, este evento contribui demais, porque insere num movimento de reflexão sobre novas possibilidades. “Investir, ou não, no “caminho” que estamos seguindo e acima de tudo, nos revela o modo como as pessoas estão compreendendo o que estamos apresentando. Enfim, muito temos a agradecer a cada um dos participantes, pois muitas foram as contribuições”, destaca.

O orientando Rafael Cardoso, Mestrando do PPGE e auxiliar administrativo da GEPPExI – Gerência de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação, revela “que tendo participado da primeira e segunda edição do Seminário da Linha de Pesquisa Educação em Ciências, pode-se afirmar que estas ações são de suma importância na formação do mestrando, pois além de compartilhar experiências no desenvolvimento do trabalho, o seminário se caracteriza como um espaço de debate, haja vista que o olhar do outro sobre o trabalho realizado é enriquecedor, pois muitos aspectos da pesquisa que estão visíveis para os pesquisadores não estão claros para os demais, assim sendo, tanto contribuímos no trabalho dos colegas como estes nos contribuem, consequentemente, para o desenvolvimento da Linha de Pesquisa Educação”.

Ediane
Grazi
Lu
Mari
Rafa
Todos