Setembro Amarelo: Mesa-redonda sobre depressão e suicídio

Na próxima quarta-feira (12) acontece, no Espaço Integrado de Artes, a Mesa-Redonda Depressão e Suicídio: uma conversa sobre prevenção e valorização da vida. O evento é uma parceria do Curso de Psicologia da Unisul com o Núcleo de Apoio à Vida Cidade Azul (NAVICA). A palestra, que acontece às 19h30min, é gratuita e aberta para toda a comunidade, não necessitando de inscrição antecipada.

Renan Rocha
Médico Psiquiatra
Prevenção em Depressão e Suicídio: o que cabe aos profissionais da saúde?

Maria Eduarda Pacheco
Psicóloga
Prevenção em Depressão e Suicídio: o papel da família.

Rodrigo Rosa Silveira
Médico Psiquiatra
Prevenção em Depressão e Suicídio: o compromisso da educação e de educadores.

A ação faz parte da Campanha Setembro Amarelo, de combate e prevenção do suicídio. Segundo a professora do curso de Psicologia, Rosane Romagna, o evento é uma forma de chamar a atenção para um problema muito sério e que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), poderia ser prevenido em até 90% dos casos. “A importância do evento se dá na medida em que se percebe a necessidade de se buscar alternativas de prevenção – tanto para a depressão, como para o comportamento suicida. Não dá mais para se pensar ou se preocupar e buscar agir quando o quadro clínico já está instalado, é preciso pensar antes”, explica.

O NAVICA é a instituição mantenedora do posto CVV Tubarão e é um dos organizadores do evento. A presidente do NAVICA, Deize Rocha Juncklaus, explica a importância de se falar sobre o tema. “Muitas pessoas têm receio de abordar o tema suicídio, porém, isto já é um caso de saúde pública. Segundo dados, um brasileiro tira a própria vida a cada 45 minutos. E é através de diálogos, palestras e eventos de prevenção que poderemos diminuir as estatísticas”, comenta.

Centro de Valorização da Vida

O CVV (Centro de Valorização da Vida) é uma associação civil sem fins lucrativos e filantrópica. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato. O telefone 188 é gratuito e está disponível em todo o país. Para mais informações: www.cvv.org.br.

O CVV é uma das instituições que contribui com a divulgação da Campanha Setembro Amarelo em todo o país.

 

COMPARTILHAR