SIPPE estimulou a pesquisa e extensão no ensino virtual

Ysttéphani Sinhorini
Repórter estagiária jornal Unisul Hoje

A Gerencia de Ensino de Pesquisa e Extensão, do Campus UnisulVirtual, promoveu o Simpósio de Inovação em Práticas de Pesquisa e Extensão Conciliando Virtualidade e Presencialidade (SIPPE). O evento ocorreu entre os dias 3 e 4 de outubro, na Unidade Pedra Branca.

O evento discutiu alternativas metodológicas para grupos de pesquisa e projetos de extensão por meio da adoção de ferramentas virtuais. Visou contribuir para definir e encaminhar práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão que modifiquem positivamente a realidade da educação superior em suas diversas modalidades. A aproximação da comunidade acadêmica com instituições de Ciência, Tecnologia e também foi efetiva ao se estabelecerem novas redes e compromissos.

Entre os palestrantes esteve o professor Jose Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra. Ele relacionou os projetos de pesquisa e as redes internacionais de pesquisa. A Unisul e, sob coordenação do professor Baltazar, o Grupo de Pesquisa em Eficiência Energética e Sustentabilidade (Greens) contam com fomento da União Européia e do Fundo Newton (Research Council United Kingdom e FAPESC).

O professor Luiz Henrique Milani Queriquelli, organizador do evento, afirmou que a ideia inicial do Simpósio é debater sobre como os ensinos virtual e presencial podem se complementar. “Como o próprio título do evento já diz a intenção é inovar nessas práticas de forma a romper os limites entre o que é presencial e o que é virtual”, disse.

Para o professor Roberto Lunskovski, o evento funciona como um passo a mais para consolidar a pesquisa e extensão dentro das atividades de educação a distância da Unisul. “Nós estamos evoluindo já há mais tempo no Campus UnisulVirtual. Na Unisul inteira estimulamos os estudantes e professores da EAD para que também se envolvam na pesquisa e na extensão. Principalmente em relação à pesquisa com a iniciação científica e também a pesquisa como parte do processo de ensino”, explicou.

A professora da UnisulVirtual, Annelise Leal Vieira Cubás, disse acreditar ser de grande importância essa conexão da pesquisa com a UnisulVirtual. “É fundamental para formação dos nossos alunos. Através desse evento, eles têm um conhecimento que a Unisul está se mobilizando, está movimentando os coordenadores de cursos, professores e tem toda uma equipe envolvida trabalhando para que isso ocorra. Para que realmente a formação deles tenha esse diferencial da pesquisa e também da extensão”, finalizou.