TCC de aluno desperta atenção da ANAC

O trabalho de conclusão de curso elaborado pelo egresso abordou o sistema de gerenciamento de segurança operacional proposto pela Agência Nacional de Aviação Civil

O SGSO tem como função criar e gerenciar métodos com estruturas eficazes para identificar os perigos inerentes às áreas estudadas, com o objetivo de gerar resultados permitindo aos gestores atuarem contra os perigos e busquem as melhores soluções.

David Castro foi aluno do curso de Ciências Aeronáuticas da UV e para elaborar seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pesquisou sobre o Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO).  “Eu usei a NBR 31010/2012 como fonte de processos e realizei comparações entre as ferramentas adequadas que o mesmo oferecia. Foi um desafio unir uma área tão específica que é a aviação com uma norma NBR que é muito abrangente! Mas, como resultado, acredito que contribuirá consideravelmente para o meio aeronáutico por inserir mais material de alta qualidade e certificação conceituada em seu acervo”, conta David.

Como resultado, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) pediu autorização para que o trabalho fosse divulgado internamente para ser aplicado no setor de aeronavegabilidade. “Receber o reconhecimento da ANAC em tão curto espaço de tempo na profissão é um privilégio e uma benção de Deus. Primeiramente, acredito que Deus nos dá todas as condições para que possamos construir um caminho de sucesso e depende de nossas escolhas aceitar ou não, e eu escolhi aceitá-las. Segundo, apenas com trabalho e dedicação que podemos conquistar novas vitórias, logo, o trabalho com comprometimento terá resultados. É uma honra poder estar vivendo este momento”, fala.

A carreira de David na aeronáutica começou há 11 anos quando ingressou na Escola de Especialistas em Aeronáutica (EEAR) para se formar como técnico em mecânica de aeronaves e sargento especialista. Após a formação básica, serviu por três anos no Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos no estado do Rio de Janeiro (PAMA-AF), local responsável pela inspeção de diversos tipos de aeronaves e frotas, área escolhida para aprender e realizar a formação especializada. Também serviu o Grupo de Transporte Especial (GTE) no Distrito Federal, para realizar as missões VIP de transporte presidencial. E desde 2013, trabalha na HELIBRAS, como mecânico de manutenção aeronáutica (MMA), na área de ensaios de solo e pista, manutenção e inspeção de helicópteros.

O egresso buscou pelo ensino a distância ao perceber que poderia aproveitar melhor o seu tempo nas viagens e missões, conheceu a UnisulVirtual pela internet e encontrou o curso com a formação na sua área de atuação. “Optei em estudar à distância porque não possuía rotina e este tipo de ensino cabia em qualquer momento, em voo, no hotel, em casa, no ônibus e etc.”, diz.

Embora estivesse acostumado a estudar, pois em sua profissão faz parte da rotina, ele destaca que o primeiro contato com a modalidade foi um desafio. “O estudo à distância requer ainda mais disposição e empenho do aluno, pois é ele quem deve determinar o ritmo, mas os resultados tem que ser positivos e dentro do cronograma. Não existe moleza!”, conta.

David não aplicou todos os conhecimentos obtidos durante o curso, mas utiliza todo o material como fonte de pesquisa e apoio para ações que realiza no seu trabalho. “Por meio da UnisulVirtual realizei um sonho em ter uma formação universitária na minha área, agregando ainda mais valor ao meu trabalho e profissão. Pude também conhecer novas oportunidades no mercado que se projetam no futuro e, por fim, conheci mais um pouco da minha capacidade de resiliência perante ao grande esforço empreendido para estudar à distância”, finaliza.

 

COMPARTILHAR

Comentários