TCC retrata o cotidiano de pessoas com autismo em documentário

Bruna Nicoletti, jornalista formada pela Unisul, produz o documentário Autonomia, em que mostra o cotidiano de pessoas com autismo e que participam do projeto na Ong Autonomia, em Florianópolis.  O documentário foi trabalho de conclusão de curso (TCC) de Bruna e a escolha do tema surgiu pelo interesse em produzir algo com relevância social.

Por se tratar de um aspecto irreversível da condição humana, atingir de forma única quem o possui e estar no centro de muitas discussões e debates, estava o tema, mas não imaginava como abordar até recordar-se de uma situação vivida ainda na infância. “Lembrei de quando era criança e tinha uma amiguinha na alfabetização que era autista, mas ninguém nunca explicou nada para a gente. Eu fui saber anos depois e ainda não entendi muito bem o que significava”.

A partir desse momento, Bruna passou a pesquisar e observou que a mídia brasileira aborda o autismo uma maneira geral e pouco focada em trazer de fato a história e narrativas dessas pessoas. Foram meses em visitas a Ong Autonomia, que dá nome ao documentário. “Entendi que esse projeto só poderia ser apresentado como TCC, caso contrário correria o risco não alcançar o resultado esperado e percebi que eles não eram protagonistas. Participei ativamente das oficinas e eventos organizados por eles. Conhecendo aos poucos cada pessoa. Até participei da peça de fim de ano organizada na oficina de dança e movimento”, relata Bruna.

Essa experiência para Bruna representa um grande crescimento não só profissional, mas também pessoal porque notou que há muito ainda explorar.  “Pude entrar em um ambiente totalmente novo e sem nenhuma referência anterior. Conheci um pouco mais a realidade das pessoas e como jornalista recém-formada, acho fundamental tentar enxergar as questões sociais de uma outra forma e sair da abordagem comum sobre assuntos que podem parecer já esgotados”, conclui.

Bruna recebeu orientação da professora Daniela Germann e o material está disponível no Repositório Institucional da Unisul, o Riuni.