Tese analisa retrô e vintage na publicidade

Retrô e vintage na publicidade: a tese intitulada ‘Materialidades discursivas persuasivo-nostálgicas na publicidade’ foi defendida pelo estudante de Doutorado em Ciências da Linguagem da Unisul, Richarles Souza de Carvalho na quarta-feira, 10 de agosto, na Sala de Treinamento do Campus Tubarão.

Com leituras das áreas de Publicidade, Sociologia e Análise do Discurso, a tese investiga de que forma a publicidade contemporânea utiliza a nostalgia na promoção de determinados produtos com as implicações discursivas que surgem nessa dinâmica.

O Doutorando explica que é possível perceber na publicidade contemporânea a presença de textos verbais e não verbais que remetem aos estilos e movimentos de décadas passadas. Essas manifestações constituem materialidades discursivas que frequentemente recebem o nome de retrô, vintage ou tradicional.

Retrô e vintage na publicidade

A pesquisa focou em peças publicitárias de uma linha de eletrodomésticos retrô, o website de uma chef, um cardápio de restaurante, a campanha publicitária ‘No mundo de hoje, tudo envelhece muito rápido’ e o website e a websérie de uma rede educacional.

“Após a análise interpretativa das peças publicitárias, alguns resultados podem ser elencados: materialidades discursivas que em sua constituição remetem ao passado têm frequentemente valor de fino e requintado. A nostalgia figura como elemento de agregação persuasiva, fortalecendo assim a publicidade contemporânea”, finaliza Richarles.

Richarles foi aprovado com distinção pela banca, composta pelos professores:

Doutora Maria Marta Furlanetto – Orientadora – Unisul

Doutor Gladir da Silva Cabral – Avaliador externo – Unesc

Doutora Sonia Aparecina Lopes Benites – Avaliadora externa –  Uem

Doutor Fábio José Rauen – Avaliador interno – Unisul

Doutora Silvânia Siebert – Avaliadora interna – Unisul

Doutora Maria Sirlene Pereira Schlickmann – Suplente – Unisul

Texto: Luisy de Albuquerque / Colaboração Reginaldo Osnildo