Trabalhos de conclusão de curso ganham vida com o projeto TCC Startup

O projeto TCC Startup nasceu dentro do iLAB – Laboratório de Inovação e Empreendedorismo da Unisul, com o objetivo de incentivar os alunos a criarem TCCs com propósitos, ir além do papel. E, também, mudar a concepção do aluno de que o trabalho de conclusão de curso morre em uma prateleira. Mostrar para o estudante que a sua passagem na universidade pode e deve ir além do diploma, criando uma visão empreendedora e inovadora.

Idealizado pelo professor Geraldo Campos, em 2015, o projeto vem crescendo e se consolidando dentro da Unisul. “Um dia eu olhei para os trabalhados de conclusão de curso na biblioteca da Unisul e pensei na quantidade de boas ideias que estavam ali, paradas, sem aplicação. Quanto empenho de estudo e tempo dos alunos para não ser utilizado depois”.

Foi nesta perspectiva que nasceu a ideia do TCC Startup. Tirar do papel os projetos e transformá-los em realidade, seja um novo produto, uma empresa, um serviço ou algo que resolva um problema do mercado de trabalho ou da sociedade.

Em maio de 2016, o iLAB Unisul concorreu com mais de 100 projetos de diversas regiões do país e venceu o prêmio Endeavor Brasil/ Sebrae de Educação Empreendedora.

Assista o vídeo produzido pela Endeavor, a maior instituição mundial de fomento ao empreendedorismo. A produção faz parte da série boas práticas de educação empreendedora. As entrevistas trazem mais detalhes sobre o TCC Startup com depoimentos de professores e alunos sobre o projeto.