Pesquisas na área de ciências ambientais foram apresentadas na Grécia

Dois trabalhos na área de ciências ambientais foram apresentados pela professora Anelise Leal Vieira Cubas no 15th International Conference Environmental Science and Tecnology, na Ilha de Rhodes, Grécia, no dia 1/9.

A pesquisa sobre a Aplicação de plasma térmico para inertização de metais presentes em água de mina de carvão, foi desenvolvida por meio do financiamento do fundo do carvão (pela Fapesc), pela Professora e também com outros autores (professores e bolsistas da Unisul). “O trabalho tem como objetivo aplicar a tecnologia do plasma térmico para inertizar metais presentes no material filtrante a base de quitina que foi utilizado para tratamento da água na mina de carvão. Além de mim, os autores são as professoras Elisa Moecke e Marina Machado da Unisul, Maria Angeles Recio e Cátia Pinto da Ufsc, da doutoranda Damáris Gomes da Ufsc e dos nossos alunos de graduação Paulo Andrade e João Gelsleichte, que foram bolsistas Fapesc”, conta Anelise.

Na segunda apresentação, o tema foi o Ensino de Ciências Matemáticas através da reutilização de resíduos para produzir um aquecedor solar. “É um trabalho de extensão voltado à área de educação ambiental, que descreve oficinas desenvolvidas com estudantes de escola pública sobre produção de painel solar com garrafa pet. A extensão é de minha autoria junto às professoras Elisa Moecke, Marina Machado e Ana Regina A. Dutra, da Unisul”, acrescenta.