Três alunas da Unisul participam do 6º Prêmio Brasil de Moda Inclusiva

Jéssica Hoffmann, Joana de Marco e Nicole Ulian de Freitas, alunas do curso de Moda da Unisul, foram classificadas para participar do 6º prêmio Brasil de Moda Inclusiva, um projeto pioneiro na região sul do Brasil que propõe o uso da Moda como ferramenta de inclusão social com um novo olhar sobre a moda.  Ao todo foram incritos 80 trabalhos e 20 estudantes de diferentes instituições foram classificadas. O evento ocorre no dia 28 de novembro, às 19 horas, no hotel Majestic, no Centro de Florianópolis, é gratuito e aberto ao público.

Os trabalhos das alunas da Unisul, foram desenvolvidos para a disciplina Projeto de Coleção Funcional ministrada pelas professoras Kamilla Souza e Tatiana Peixoto Correa. “A ideia foi de desenvolver os princípios do design universal, onde o indivíduo é pertencente à sociedade, independente da suas condições. Diante disso, os alunos se envolveram no dia-a-dia dos cadeirantes para compreender as problemáticas do vestir e solucionar em cada projeto. O resultado foi um grande aprendizado no campo acadêmico e profissional, com a união de conceitos estéticos, técnicos e ergonômicos. As alunas relatam o quanto aprenderam sobre a vida com este trabalho”, declara a professora Tatiana Correa.

6º Prêmio Brasil de Moda Inclusiva

A ideia da criação do  Prêmio Brasil Sul de Moda Inclusiva surgiu de uma constatação sobre Santa Catarina. Mesmo sendo reconhecida como expoente nacional no mercado da moda e um dos maiores polos têxtil do país, com profissionais experientes na área de designer de moda,  e com grandes empresas instaladas no estado, ainda não existe uma preocupação por parte de diversos órgãos com esta significativa  parcela da população, que são as pessoas com deficiência sem acesso às roupas adaptadas. As roupas não só desenvolvem a auto estima, mas permitem a autonomia e facilitam a acessibilidade para as pessoas com deficiência. O ISBN, pioneiro na região sul do Brasil, vem utilizando a moda como ferramenta de inclusão social, desmistificando o caráter elitista da moda e propondo uma nova visão para o mercado.

Cada estudante irá apresentar a sua coleção com três modelos. Serão 60 modelos  especiais, sendo que a maioria estará na passarela pela primeira vez.

A Premiação

Premiação modelos cadeirairantes: Os dois melhores modelos cadeirantes, (adulto e infantil), selecionados pelos jurados vão receber como premiação, cada um deles, 01 Cadeira de Rodas Motorizada e construída sob medida. Serão doadas pela Fundação Nova Vida.

Premiação estilistas:  O estudante selecionado com o melhor projeto ganhará um estágio na Fabrica de Tecidos Renaux View, de Brusque/SC, onde além de conhecer o funcionamento e os diversos setores terá a oportunidade de criar uma  estampa exclusiva. Os selecionados entre o 2º a 5º colocados ganharão peças de tecidos da Renaux View, e vários brindes.

O evento é uma realização do Instituto Social Nação Brasil com coordenação geral de Cláudio Rio: email: rioprod@terra.com.br e fone:  (48) 99992-9209
Conheça o Curso de Design de Moda