Uma viagem de cinco mil anos pela linguagem e a medicina chinesa

A história é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Esta, é uma simples definição que podemos dar a essa palavra, entretanto a importância que ela exerce, não se restringe em apenas uma frase. Estudar a história de algo é compreender como e porque aquilo foi criado, é observar sua evolução com o passar do tempo e entender a diversidade de tudo isso. A busca pela história e origem, foi o fio condutor que moveu o professor Yu Tao e sua esposa e também professora Li Qingyun, a escreverem o livro Mandarim Celestial: origem da linguagem, da filosofia e da medicina chinesa.

O mandarim, é o nome dado a um conjunto de dialetos chineses. É o principal idioma falado na China, com aproximadamente 845 milhões de falantes, sendo também a língua oficial de países como Taiwan, Hong Kong, Macau e Singapura, tornando-se o idioma mais falado no mundo.

Os professores Yu Tao e Li Qingyun, foram docentes na disciplina de Teoria Fundamental em Medicina Chinesa, no curso de pós-graduação em Acupuntura e graduação em Naturologia, na Unisul, em 2017. O livro surgiu de um projeto de intercâmbio entre o governo de Santa Catarina e China (2002-2003), no qual Yu Tao foi indicado como profissional de Medicina Chinesa para ajudar no desenvolvimento e qualificação no serviço de saúde no Brasil.

A obra traz a junção entre os astros, escrita e medicina, traçando comparações entre a origem da língua chinesa com o corpo humano, dando vida à medicina tradicional chinesa. A moderna astronomia, matemática e seus algoritmos na computação, puderam ajudar os autores a compreenderem os antigos dados hoje catalogados e autenticados em diversas bibliotecas da China, que serviram como subsídio para que YU Tao e Li Qingyun concretizassem a pesquisa para sua narrativa.

O livro é uma viagem nos últimos cinco mil anos de história da China, observando o antigo povo chinês que marcou a cultura e a base do seu conhecimento.

Mandarim Celestial: origem da linguagem, da filosofia e da medicina chinesa, é mais uma parceria com a Editora Unisul. O lançamento da obra será no dia 18 de outubro, no Multi Open Shopping, localizado no Rio Tavares, Florianópolis, a partir das 18 horas. Também será lançado na Assembléia Legislativa de Santa Catarina no dia 30 de outubro, às 19 horas.

COMPARTILHAR